Rede Estadual de ensino terá salto de conectividade em 2021

Todas as 1,2 mil unidades escolares poderão passar de 20 Mega para até 100 Mega de velocidade de internet

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A rede estadual de ensino ganhará maior conectividade a partir deste ano. As escolas, que terminaram 2020 com uma média de apenas 1 Mega de velocidade de internet, começarão 2021 com o mínimo de 20 Mega, chegando aos 100 Mega, de acordo com o quantitativo de estudantes matriculados. O salto de conexão, que inclui a disponibilização de wi-fi para alunos, se deve ao novo modelo de contratação de serviços de banda larga, agora feito diretamente pelas escolas, por meio de verbas disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Educação. O valor anual do investimento é de R$ 4 milhões.

“Cerca de 85% da nossa rede tinha apenas 1 Mega de velocidade, o que não atendia nem aos gestores, nem aos alunos. Esse déficit tornou-se ainda mais evidente em função da pandemia, que demandou maior e melhor conectividade. Fizemos ajustes nas contas da Seeduc e criamos um modelo que dá mais flexibilidade às unidades escolares e suas realidades locais – afirmou o secretário de Educação do estado, Comte Bittencourt. A medida vai adequar as 1,2 mil escolas da rede estadual às demandas de professores e alunos, especialmente em tempos de pandemia, com a intensificação do ensino remoto.

As novas medidas da Seeduc foram publicadas em uma resolução no Diário Oficial do dia 29/12 de 2020 e as cotas já foram repassadas para as unidades escolares. A iniciativa também considerou a estratégia do Plano Nacional de Educação – PNE, que prevê a universalização do acesso à internet em alta velocidade nas escolas públicas brasileiras.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rede Estadual de ensino terá salto de conectividade em 2021
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui