Após denúncia feita pelo Fantástico, na TV Globo, neste domingo (17/01), a deputada Alana Passos (PSL) preparou um projeto de lei para impedir a realização de corridas competitivas de cães em todo o Estado. A proposta, que entrará em tramitação na Assembleia Legislativa (Alerj), prevê multa e prisão de até cinco anos para quem promover ou participar das atividades.
A matéria, veiculada pelo Fantástico, mostrou cães da raça Galgo sendo explorados em corridas no sul do Brasil. Diante da denúncia, o governador Cláudio Castro (PSC) publicou, em seu Twitter, que editará um decreto para proibir a atividade no Estado, como já acontece em países, como os Estados Unidos, Itália, França, Argentina e Uruguai.
“Como decretos podem ser revogados, conversei com o governador sobre termos uma lei. Já preparei o texto e, assim que a Alerj voltar, daremos início à tramitação. Não podemos permitir que cães sejam usados em atividades exploratórias, e isso inclui a reprodução excessiva de determinadas raças. Os animais são submetidos a práticas cruéis“, afirma Alana Passos.
Na justificativa do projeto de lei, a parlamentar cita alguns dos maus-tratos que geralmente ocorrem diante da reprodução para fins comerciais ou corridas, como aplicação de drogas para aumentar o desempenho, cativeiro contínuo em espaços sujos e apertados e abandono dos animais considerados fracos ou feridos.
“É revoltante saber de tanta crueldade. Os animais merecem respeito. Fico feliz de o governador ser sensível à causa e, depois da aprovação da Alerj, tenho certeza que vai sancionar a lei e fiscalizar o cumprimento dela para evitar que tais maus-tratos aconteçam no nosso Estado“, finaliza a deputada.
O projeto ainda passará pelas comissões da Casa antes de ir ao plenário, onde pode receber emendas e ser alterado. Depois de aprovado, depende da sanção do governador para virar lei.
O critério para as corridas de cães deve ser o mesmo para corridas de cavalos. Com o tratamento e cuidados adequados, podemos ter um grande espetáculo como vemos nos hipódromos em todo mundo. O que falta é eliminar os criadores ruins e incentivar os bons. Da mesma forma que se faz como os haras.
Querem saber como se faz a coisa séria? Visitem http://www.gbgb.org.uk e http://www.ngagreyhounds.com/Home
Não apenas isso, mas nos EUA surgiu um movimento de adoção de galgos liderado por proprietários de canis para ajudar cães de corrida aposentados a encontrar casas como animais de estimação, com uma taxa de adoção estimada de mais de 95%.
Proibir e acabar com tudo é muito mais fácil do que buscar fazer de maneira correta.
Peço qseja punido e banido este crime de maus tratos contra animais ñ só no estado do RJ como em todo Brasil. A lei ambiental diz q é crime e quem o faz tem de sofrer punição severa. Salve os dessa violência. Ñ espere a lei passar. Ela já existe. Esperar eles seguem sofrendo extermine já esta violência contra os indefesos. Obg.
Parabéns pela iniciativa, corridas de cães são cruéis, coisa de gente mau-caráter e sem piedade, deve ser abolida sim, junto com abandono de cães/gatos e venda de cães/gatos de raça ; na Holanda reduziram o abandono e maus-tratos proibindo a venda de cães de raça, aumentando penas para abandono e estimulando a adoção.