Vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) está completando 45 anos de existência em 2021.
Inaugurada em 1976, a Pesagro-Rio foi criada a partir de um programa nacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o intuito de dividir com os estados a responsabilidade da elaboração de pesquisas. As atividades tiveram início com as culturas que, na época, tinham maior expressão de produção, principalmente grãos, frutas e, posteriormente, a cultura orgânica.
”Estamos sempre trabalhando para fortalecer a agricultura do Rio. Em 45 anos de existência, a Pesagro atuou em diversas pesquisas e possui uma história de conhecimento muito grande, com potencial inesgotável para colocar a tecnologia a serviço do produtor e do consumidor. A empresa é um patrimônio físico e intelectual e tem muito a oferecer à sociedade”, diz o secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz.
Ao longo de sua história, há alguns marcos de grande relevância. Um deles foi a triplicação da produção de arroz no estado, fato este que, até então, tinha baixa produtividade. O mesmo aconteceu com a cultura do feijão e do milho. Na área da pecuária, houve grandes avanços. Foram criadas tecnologias que permitiram aos produtores não só melhorar o ganho de produtividade como a qualidade do produto. Além disso, a Pesagro-Rio foi pioneira na pesquisa da cachaça fluminense, que atualmente disputa espaço no mercado internacional.
Vale destacar que a Pesagro-Rio teve um papel de grande importância na conquista do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa). O estado do RJ recebeu a certificação do Ministério da Agricultura, que autoriza a comercialização de produtos de origem animal para todo o país, ampliando as opções de venda para os produtores fluminenses, ajudando a movimentar a economia do estado.
A empresa oferece todo o apoio às indústrias do agro e aos produtores no sentido de qualificar e classificar, através das análises, os produtos e as empresas que terão a qualidade produtiva necessária para conquistar o selo do Sisbi.
A Pesagro-Rio conta com o Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos, em Campos dos Goytacazes; o Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira, em Itaocara; o Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica, em Seropédica; o Centro Estadual de Pesquisa em Horticultura, em Nova Friburgo; o Centro Estadual de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável, em Macaé; o Centro Estadual de Pesquisa em Agroflorestas, em Silva Jardim; e, em Niterói, onde também está localizada a sede da empresa, o Centro Estadual de Pesquisa em Sanidade Animal e o Centro Estadual de Pesquisa em Qualidade de Alimentos.