Quem passa pelas principais vias do Flamengo, de um lado vê as belezas do Parque (Aterro) e da natureza exuberante da cidade. Do outro, enxerga os prédios e sua arquitetura atraente. O primeiro edifício erguido na orla do bairro, na década de 1920, possibilitou essas duas vistas.
Projetado pelo francês Joseph Gire e inaugurado em 1925, o prédio Praia do Flamengo foi encomendado pelo empresário Octávio Guinle, que queria uma construção bem ao estilo parisiense com telhado em mansardas renascentistas.
Os apartamentos têm 233 m2 com pé direito alto de 4,20 m, sala de estar e sala de jantar com grandes portas-janelas. Deles é possível ter uma vista panorâmica da Baía da Guanabara, do Pão de Açúcar e Parque do Flamengo.
Joseph Gire, que desenhou o projeto, também projetou do Palácio das Laranjeiras (1913), Hotel Glória (1922), do Hotel Copacabana Palace (1923) e do edifício A Noite, na Praça Mauá (1930).
“É uma joia da nossa arquitetura. De uma beleza ímpar. Sem contar a vista que se tem das janelas do prédio. Além de serem apartamentos ótimos para se morar”, destaca a arquiteta Julia Alves.
Boa, Lucena!