Agricultores familiares do Rio recebem ajuda do estado para fornecer insumos para merenda da rede pública

Para participar da chamada pública, o produtor rural familiar deve se cadastrar buscando informações nos escritórios locais da Emater-Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
foto: Divulgação

Os Agricultores familiares do Estado do Rio de Janeiro estão recebendo ajuda da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) para se tornarem fornecedores de insumos para merendas da Secretaria de Estado de Educação. (SEDUC). O objetivo é que estes profissionais consigam um comprador que viabilize um planejamento e um escoamento da sua produção.

Para participar do processo o pequeno produtor precisa se candidatar na chamada pública, que faz parte Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, o programa toda a operação contará com o auxílio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio). “O Governo do Estado trabalha para que cada vez mais produtores familiares se enquadrem e vendam seus produtos para que contornar merenda escolar”, afirma Queiroz.

O procedimento de chamada pública terá sua primeira etapa, de etapa e entrega de documentos, com início nesta segunda-feira (08/02) e termina em 26/02. Os contratos devem ser assinados a partir do dia 28/04. O produtor rural familiar que quiser participar da chamada pública, pode se cadastrar buscando informações nos escritórios locais da Emater-Rio.

É o que fez Luiz Almeida Carvalho, do município de Italva, ao deixar a cidade para viver do que planta e colhe na zona rural. Ele diz que conseguiu se manter no campo graças ao PNAE e ao trabalho da Secretaria de Estado de Agricultura e da Emater-Rio.

Advertisement

“No início foi muito complicado, mas hoje a gente já planta com a garantia que vai vender. Sabemos o preço, o valor que vamos receber. E isso mexe diretamente com o nosso investimento. Ter o apoio técnico foi fundamental. Eles organizam tudo para nós, com tomada de preço e pesquisa de qualidade. Isso ajuda muito” explica o produtor rural.

Marcelo Costa, presidente da Emater-Rio, destacou que os técnicos da empresa pública ligada à Seappa, estão prontos para atender todos os produtores familiares do estado. “Estamos sempre ao lado do produtor. Nossos técnicos e extensionistas estão prontos para receber os produtores e associações e ajudá-los a participar desta chamada pública”, garante Costa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Agricultores familiares do Rio recebem ajuda do estado para fornecer insumos para merenda da rede pública
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui