O Diário Oficial da União desta terça-feira, 23/02, publicou o decreto presidencial que qualifica empreendimentos rodoviários, portuários e aeroportuários para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Ele dispõe, ainda, sobre a inclusão de empreendimentos públicos federais dos setores portuário e aeroportuário no Programa Nacional de Desestatização (PND).
Entre os empreendimentos aeroportuários qualificados no PPI e incluídos no PND estão os aeroportos Santos Dumont e de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro; Congonhas e Campo de Marte, em São Paulo; os aeroportos Tenente Coronel Aviador César Bombonato em Uberlândia, Mário de Almeida Franco em Uberaba e Mário Ribeiro em Montes Claros, Minas Gerais.
A medida se aplica a 24 aeroportos: um no Amapá, dois no Rio de Janeiro, dois em São Paulo, três em Minas Gerais, três no Mato Grosso do Sul, cinco no Pará e oito no Amazonas. Caberá ao Ministério da Infraestrutura fazer os estudos de modelagem. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ficará responsável pelos atos executivos necessários à desestatização.
Torço para que a concessão do Santos-Dumont vá para a Zurich Airport, que administra um dos melhores aeroportos da Europa e vem agora fazendo um brilhante trabalho em Florianópolis. É uma das poucas empresas a enxergar o aeroporto como um mero terminal de embarque e desembarque ou shopping center para passageiros, mas que vê também seu potencial como atração turística. E sendo o SDU um dos aeroportos mais bonitos do Brasil, merecia esse tratamento, e não o que vem sendo feito com o outro grande aeroporto carioca!