Mundialmente conhecida como a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro completa, nesta segunda-feira (01/03), 456 anos de existência. Fundado em 01 de março de 1565 pelo militar português Estácio de Sá, o município tem aproximadamente 6,8 milhões de habitantes na atualidade.
Entre os principais pontos turísticos da cidade, regularmente visitados por turistas brasileiros e estrangeiros, estão, por exemplo, o Cristo Redentor (que integra as Sete Maravilhas do Mundo), o Pão de Açúcar, a Praia de Copacabana, os Arcos da Lapa, o Jardim Botânico, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí e o Estádio do Maracanã.
O Maracanã, inclusive, um dos estádios mais famosos do planeta, já recebeu duas finais de Copa do Mundo (1950 e 2014) e foi palco do inédito ouro olímpico brasileiro no futebol masculino, em 2016, quando o Rio sediou as Olímpiadas pela primeira vez em sua história.
Vale ressaltar que, entre 1763 e 1960 (isto é, durante 197 anos), o Rio de Janeiro foi a capital do país, passando o bastão para Brasília após sua fundação. Na cidade, ocorreram importantes fatos históricos, como a chegada da Família Real, em 08 de março de 1808, que mudou os rumos locais; o famoso ”Dia do Fico”, ocorrido em 09 de janeiro de 1822, quando Dom Pedro I anunciou, no Paço Imperial, na Praça XV, que não retornaria a Portugal; e a Revolta da Vacina, em novembro de 1904, na qual a população se rebelou contra a obrigação de tomar o imunizante anti-varíola.
O DIÁRIO DO RIO parabeniza a Cidade Maravilhosa, tão importante para a história do Brasil, pelos seus 456 anos!