Por conta da pandemia no ano de 2020, uma geração de alunos ficou ainda mais distante das salas de aula. Pensando nisso, a atriz e roteirista Natália Balbino desenvolveu o projeto “O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”. Contemplado pela Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura na categoria Arte e Escola, o projeto visa estimular a criatividade de alunos da rede municipal de ensino da Vila Cruzeiro com 13 anos ou mais. As aulas são ministradas por vídeo entre os dias 1º e 17 de Março.
“Esta ação é uma oportunidade de compartilhar com estes jovens a experiência que tenho adquirido. Como atriz e roteirista, quero poder evidenciar a importância da educação na formação profissional, sem esquecer a competitividade inerente ao mercado de trabalho. Não à toa, o nome do projeto resgata uma pergunta tão recorrente, um gatilho que pretende estimular esses jovens a se conectarem com seus sonhos e com o desejo de um futuro possível apesar das circunstâncias”, destaca Natália, que esteve na equipe de roteiristas da TV Globo.
A oficina vai trabalhar a escrita criativa de roteiro audiovisual a partir da pergunta “o que você quer ser quando crescer?”. Através de atividades online, os alunos conhecerão as bases do roteiro audiovisual para produzir, numa atividade final, um roteiro e uma peça filmada em seus celulares no formato self-tape deste mesmo roteiro.
“Ser cria do Complexo da Penha me proporciona um olhar mais complexo, de dentro. Como roteirista, eu consigo perceber quais são as histórias que a gente não aguenta mais ouvir e contribuir com aquelas que há tempos a gente tem necessidade em contar”, ressalta a artista engajada de 25 anos.
Natália, que iniciou seus estudos na Leonor Coelho Pereira, escola municipal da Vila Cruzeiro, trabalha para que outros jovens tenham cada vez mais oportunidades de crescimento.
“A primeira aula de teatro que tive aconteceu dentro desta escola, onde cursei toda a educação básica até a 5ª série. A minha trajetória acabou seguindo com o auxílio de políticas públicas de acesso à educação e, na universidade, pude me reconectar com o meu território e pesquisar sobre os grupos de teatro que resistem há anos na Vila Cruzeiro”, relembra.
Bacharel em Artes Cênicas pela PUC-Rio, Natália é mestranda em Artes da Cena pela UFRJ, uma trajetória que, segundo ela, só foi possível graças a iniciativas que também almejavam a democratização do acesso à educação e cultura.
“Eu quero poder apresentar aos alunos todo um universo que vem se abrindo atento às vozes negras e periféricas, demandando novas histórias, novas personas e explorando todo esse campo subjetivo, disponibilizando ferramentas técnicas para que eles possam contar as suas próprias histórias para o mundo”, finaliza.
Para obter mais informações ou se inscrever, basta entrar em contato pelo e-mail: euqueroserquandocrescer@gmail.com .