A população carente dos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Seropédica, Paracambi, Nilópolis, São Gonçalo, Magé, Guapimirim e São João de Meriti, Região Metropolitana do estado, receberam a doação de 6 toneladas de pescado do programa de combate à fome e ao desperdício, Mesa Brasil Sesc RJ, na última quarta-feira (10/3). O pescado foi primeiramente entregue a entidades socioassistenciais prestadoras de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, que o distribuirá a mais de 4.700 cidadãos.
Mesa Brasil Sesc-RJ atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de alimentos não perecíveis e in natura de empresas e organizações. Os alimentos coletados são distribuídos em instituições, como creches, asilos e abrigos.
Além de coletar e distribuir alimentos, o Mesa Brasil Sesc-RJ também orienta os cozinheiros das entidades atendidas a aproveitar integralmente os alimentos, de forma criativa e saborosa, aproveitando partes que seriam descartadas, apesar de apresentarem alto valor nutritivo. Em 2020, o programa distribuiu mais de 2,1 mil toneladas em 49 municípios do estado do Rio.
O pescado distribuído nos 9 município do estado é uma espécie de sardinha chamada maromba e foi apreendido pelo Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da Polícia Militar do Rio na última terça-feira (9/3). A mercadoria estava sendo descarregada no Cais da Fênix, no bairro Gradim, em São Gonçalo, por um comandante cuja embarcação estava com a licença vencida desde 2016, sendo que as espécimes-alvo que ele dizia transportar não eram condizentes com as encontradas no porão da embarcação. Ao todo foram apreendidos 20 toneladas.