Orla Rio participa de estudo de caso internacional sobre ressacas na cidade do Rio

Faculdade técnica holandesa vai analisar dados coletados pela concessionária sobre as ressacas para encontrar possíveis soluções para o problema

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ressaca na Zona Sul do Rio - Imagem Apenas Ilustrativa | Foto: Tânia Rego

A Orla Rio, concessionária responsável pela manutenção dos quiosques e postos de salvamento da orla carioca, está contribuindo com um estudo de caso internacional sobre as ressacas na cidade do Rio. O trabalho é realizado pela faculdade técnica holandesa Hoogeschool Van Rotterdam, sob coordenação do arquiteto e urbanista Pedro Évora, sócio da ArPE-Projetos Especiais e professor do Departamento de Arquitetura da PUC-Rio, e do engenheiro Paulo Rosman, da área de Engenharia Costeira e Oceanográfica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE-PENO.

“As ressacas causam prejuízos e riscos à cidade, à concessionária, aos proprietários e trabalhadores dos quiosques e, também, aos cariocas e turistas que frequentam a praia. A iniciativa da universidade holandesa levanta a discussão, a nível internacional e técnico, de possíveis soluções para o problema“, alerta o presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto.

Analisando o avanço do mar e os danos causados à orla da cidade do Rio, o objetivo do estudo chamado ‘Soluções de design contra ameaças da água para o litoral do Rio de Janeiro’ é elaborar uma proposta de projeto técnico com possíveis estratégias de soluções para serem apresentadas à gestão municipal, responsável pela conservação dos calçadões ao longo de toda a orla da cidade.

A Orla Rio é responsável pela manutenção dos quiosques e postos de salvamento e realiza ações de preservação recorrentes para amenizar não só os efeitos das ressacas, mas ventanias, temporais e incêndios. Vamos contribuir com todos os dados e informações técnicas necessárias para o estudo. Entendemos que as ressacas são uma questão recorrente e, além de todas as providências que já fazem parte da nossa operação para proteger o Patrimônio Público que administramos, estudos técnicos como esse só tem a contribuir para a solução do problema“, conclui João.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orla Rio participa de estudo de caso internacional sobre ressacas na cidade do Rio

1 COMENTÁRIO

  1. Engraçado. A maioria dos quiosques administrados pela Orla Rio na praia do Recreio dos Bandeirantes destroem a vegetação de restinga que dentre outros benefícios protege contra as ressacas e agora ela vem fazer este movimento? Não entendi.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui