A Fundação Parques e Jardins (FPJ) intensificou as ações de revitalização do Boulevard Severiano Ribeiro, no entorno da Cinelândia, de acordo com Plano Urbano Reviver Centro, por meio de doações de empresários e moradores, entusiasmados com a proposta da retomada econômica daquela região. É exatamente esta região que está passando por um plano piloto da Prefeitura do Rio, que além do embelezamento, conta com um trabalho de ordenamento urbano e devolução do espaço ao carioca.
Na segunda-feira, a FPJ realizou o plantio de 1.100 mudas de aechmea blanchetiana e zebrina purpusii, doadas pelo empresário Fernando Kalache, presidente da Associação de Amigos do Museu das Belas Artes. As novas mudas, somadas a outras 1.500 que foram plantadas na última semana pela FPJ, integram o projeto paisagístico que prevê a revitalização de 800 metros quadrados dos canteiros do boulevard de pedestres da Avenida Rio Branco.
O presidente da Fundação Parques e Jardjns, Fabiano Carnevale, destacou a importância dos plantios na Cinelândia, que é uma área com um valor simbólico muito importante e que influencia a forma de ocupar e de usar a cidade. Ele explicou ainda que a recuperação do boulevard de pedestres está acontecendo em fases e a expectativa é de completar a revitalização do canteiro, com o plantio de 11 mil mudas no total, em um prazo máximo de 3 meses.
A Prefeitura do Rio, publicou um vídeo onde o secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, fala sobre o Reviver Centro:
Em Papo com Quintino de sexta-feira, também é feita uma defesa do projeto:
A pergunta que não quer calar: por que o Fajardo quer a secretaria de urbanismo e o Instituto Pereira Passos simultaneamente? Porque não ficar só com a secretaria e deixar o IPP seguir sua vida naturalmente, com seus programas e projetos, tocados com bastante êxito?