Para comemorar os dez anos de criação do Parque Estadual da Costa do Sol, Cabo Frio inaugurou a sinalização do primeiro trecho da Trans Cabo Frio, conjunto de sete trilhas locais que faz parte do Sistema Brasileiro de Trilhas. O belíssimo percurso revela atrativos como Ilha do Japonês, Farol da Lajinha, Praia Brava, Caverna dos Escravos e Ponta do Chapéu.
O trajeto de sete quilômetros (ida e volta) e batizado de “Boca da Barra” tem início no bairro da Ogiva, ao lado do Hotel Porto Veleiro, seguindo até a Praia das Conchas. De nível moderado, o roteiro é vencido em três horas.
Todo o percurso é sinalizado e feito dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, área de preservação ambiental que abriga dunas, bosques, campos e restingas das cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Saquarema e São Pedro da Aldeia.
Investimento em Ecoturismo
A Trans Cabo Frio é o primeiro conjunto de trilhas da região a integrar o Circuito Brasileiro de Trilhas de Longo Percurso no Brasil. São sete percursos, totalizando 53 quilômetros, que ligam Cabo Frio de “Ponta a Ponta” – de Arraial do Cabo à Barra de São João. A expectativa é que todos os trechos sejam inaugurados até o final de 2021.
O circuito para caminhadas em meio à natureza é uma das apostas da Prefeitura de Cabo Frio para fortalecer o Ecoturismo, uma modalidade que passou a ser ainda mais valorizada com a pandemia. E fazer parte de um projeto maior, como a Rede Nacional de Trilhas de Longo Percurso é uma forma de atrair ainda mais visitantes para a cidade.
“Serão 53 quilômetros de trilha. Não dá para fazer tudo no mesmo dia. Então, a ideia é que as pessoas passem uma ou mais noites aqui, e aproveitem também nossos outros atrativos”, comenta o secretário de Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha.