Nesta quinta-feira (27/05), o grupo de educação médica Afya anunciou que realizou um acordo para comprar a Unigranrio, avaliando a companhia em 700 milhões de reais. O valor será pago 60% em dinheiro e o restante em quatro parcelas iguais anuais.
Em comunicado, o Reitor Arody Cordeiro Herdy informou que está deixando o cargo com convicção de que cumpriu a missão que assumiu após a morte de seu pai: “Erros e equívocos foram, sem dúvidas, cometidos nesta trajetória. Mas, com certeza, nenhum foi capaz de colocar sombras sobre as vitórias alcançadas“.
Além disso, no texto o Reitor destaca que a venda não interrompe a história da Unigranrio, mas, pelo contrário, amplifica a trajetória da Universidade. Segundo ele, isso será constatado por todos os que são vinculados à Universidade: os alunos de todas as graduações e pós-graduações; o corpo docente; e os colaboradores técnicos e administrativos da empresa.
Por fim, ele ainda desejou sucesso à Unigranrio e à Afya, que agora se torna mantedora da Universidade.
Essas vendas para grupos de fora tem uma ou mais consequência. A mais comum que ocorre é a universidade entrar em declínio e apagada sua história e até falir. Gama Filho, UniverCidade, Bennett, Facha…