A rua Edgard Werneck é uma das principais e mais movimentadas de Jacarepaguá. O trecho é composto de diversos estabelecimentos comerciais e o trânsito é um dos mais intensos da região, sobretudo no horário do rush.
A Edgard Werneck Liga os bairros da freguesia Pechincha ao bairro e Gardênia Azul, passando pela comunidade da Cidade de Deus, uma das maiores e mais populosas da Capital Fluminense.
O local também concentra muitos condomínios, sejam eles de apartamentos ou casas, além da boa quantidade ônibus que circulam pela área, conferindo acesso a diversos locais da cidade, como o Centro e a Zona Sul.
Mas afinal, quem foi Edgard Werneck?
Nascido em 1888, Edgard Werneck Furquim de Almeida foi um engenheiro civil que viveu em Jacarepaguá entre o final do século XIX e início do XX. Após se formar na faculdade, ele passou a trabalhar na Estrada de Ferro Central do Brasil, sendo constantemente requisitado para resolver problemas em outras ferrovias brasileiras. Werneck foi covardemente assassinado quando descobriu um desfalque em uma estrada de ferro construída por uma empresa britânica em Pernambuco. O seu corpo foi sepultado no cemitério do Pechincha no ano de 1925.
Por ser muito querido pela população de Jacarepaguá, ele recebeu duas homenagens na região: a Estrada Banca da Velha passou a ser chamada de Rua Edgard Werneck e a Terceira Escola Elementar Feminina também recebeu o nome do engenheiro assassinado. Edgard Werneck ainda foi homenageado fora do Rio de Janeiro. A estação ferroviária do município mineiro de Acaiaca chama-se Estação Furquim,em alusão a um dos sobrenomes desse querido e respeitado morador de Jacarepaguá.
Eu me lembro de uma estação de trem em Recife chamada Edgard Werneck muito antes do metrô.
o metrô de Recife tem uma Estação Werneck. Uma antiga oficina da RFFSA também também leva o seu nome