Falta menos de um ano para as eleições para prefeito do Rio de Janeiro e poucas coisas estão certas. Talvez a única seja que Eduardo Paes (PMDB) será candidato a reeleição, Rodrigo Maia (DEM) estará na disputa e pronto. De resto ainda está um pouco confuso.
Adilson Pires deve ser vice de Eduardo Paes
O PT já foi um partido ideológico de esquerda, hoje está quase um PMDB. Ou seja, quer ser governo sempre, não importa se precisa apoiar um governo que vai contra tudo aquilo que eles, ideologicamente, apoiam.
Veja só aqui no Rio, o governo Eduardo Paes tem um governo que privatiza educação e saúde além de uma relação com funcionários públicos que está longe de ser saudável. Ainda assim disputou e conseguiu a indicação do candidato a vice-prefeito, que será o vereador Adilson Pires. Provavelmente escolhido por ser da Zona Oeste.
Contudo não é todo o PT que apoia Eduardo Paes, como é o caso de Alessandro Molon que deveria ter tido o apoio do PMDB em 2008 e acabou sendo preterido em favor de Paes. Como pode ser visto no vídeo abaixo, nem todos do Partido dos Trabalhadores se sentem bem em ser burro de carga do PMDB do Rio.
Otávio Leite x Andrea Gouvêa Vieira
Já no ninho tucano a disputa está entre o deputado federal Otávio Leite e a vereadora Andrea Gouvêa Vieira. Ambos querem ser candidatos a prefeito pelo PSDB e não aceitam abrir espaço para o outro. Andrea inclusive teria dito que não será candidata a vereadora, mesmo que não vença a indicação do partido.
Cabeça de tucano é que nem de juiz, nunca sabemos o que sairá dela. Mas a tendência é que o indicado seja Otávio Leite, até por ser um nome mais estável que o da vereadora.