Em uma pesquisa realizada pelo IBOPE/Band News sobre as intenções dos cariocas para as eleições 2012 trouxe uma notícia que pode não ser desfavorável mas não é extremamente favorável para o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB).
Em um dos cenários, que inclui o nome de Marcelo Crivella (PRB) que não vem candidato, o atual prefeito tem 36% das intenções de voto, Crivella com 18%, Marcelo Freixo (PSol) 7%, Rodrigo Maia (DEM) 3% e Otávio Leite (PSDB) 2%. Do total, 22% votam nulo ou em branco, enquanto 12% ainda estão indecisos. Sem Crivella Paes teria 43%, Freixo 9%, Maia 5% e Leite com 2%. Neste caso o número de votos em branco e nulo chegariam a 25%, e os indecisos 15%.
Entretanto quando é feita a espontânea Paes é lembrado apenas por 18% dos cariocas e Freixo por 1%. Sinal de que o voto de Paes está longe de ser consolidado e que há muito espaço para os pré-candidatos batalharem. Além do fato que Freixo é conhecido por uma parcela mínima da população, o mesmo com Rodrigo Maia e Otávio Leite. Soma a imprensa favorável a Paes (sério, sobre o trânsito de hoje o RJ Tv nem cita a Prefeitura direito e o nome do prefeito não é comentado, demais).
Claro que Paes é o favorito, tem a máquina municipal, estadual e nacional, praticamente um rolo compressor. Por outro lado ele tem contra quase a totalidade dos funcionários públicos municipais. Vamos ver como vai até outubro, mas as eleições já começaram.