Não só nestes tempos de pandemia mais durante toda a vida toda existem pessoas que tem na caridade. Do latim car?tas, caridade é uma virtude teologal da religião Cristã que consiste em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. Trata-se, portanto, de um amor sem segundos interesses. Para o Cristianismo, a caridade é uma das três virtudes teologais, assim como a fé e a esperança.
A verdadeira caridade é aquela que é feita de forma discreta, longe dos holofotes, sem esperar elogios ou aplausos. A verdadeira caridade é intransigente com a vaidade, ela é silenciosa, porém presente. É uma relação entre três entes: o praticante da caridade, aquele que recebe a caridade e Deus que sabe de todas as coisas.
Cristo disse que o que uma mão faz a outra necessariamente não precisa saber. Infelizmente em tempos estranhos que vivemos, estas boas almas são cada vez mais raras. Em tempos que tornar-se celebridade virou símbolo de estatus o que se vê são pessoas que praticam a falsa caridade, ou seja, ajudam o próximo desde que uma câmera fotográfica esteja conveniente próxima para o registro de tão nobre gesto.
Felizmente, Deus que se manifesta através das pessoas ainda pode contar com praticantes da verdadeira caridade; Pessoas que ajudam sem esperar nada além da graça de Deus.
Este colunista sabe que certamente não agradará uma dessas verdadeiras almas generosas, que pratica sim a verdadeira caridade e que portanto, não fica satisfeita ao ter suas ações explicitadas. Impossível no entanto não fazer este registro neste momento em que o Brasil carece de bons exemplos.
Falo da Senhora Dulce Puglise de Godoy Bueno (foto). Médica Pediatra por formação, Dra. Dulce é CEO e Presidente do Conselho de Administração do Grupo DASA, um dos maiores do planeta em diagnósticos e pesquisa avançada. Dra. Dulce foi uma das co-fundadoras da AMIL e foi recentemente apontada pela revista Forbes como a mulher mais rica do País.
Para ela, títulos não importam, posição social e financeira muito menos. Por se tratar de pessoa simples, uma mãe zelosa, uma avó que se encanta com o crescimento dos netos, Dra. Dulce vive sua vida trabalhando, gerindo seus muitos bem sucedidos empreendimentos mas sem nunca, e quando digo nunca é realmente nunca, deixar de olhar pelos menos favorecidos, deixar de praticar a caridade. Como tudo que faz, Dra. Dulce Pugliese tem a discrição como base, avessa a badalações, divulgações e publicidade sobre o bem que faz, ouso dizer, a centenas de carentes no País, ela é sim a materialização da verdadeira caridade.
Temente a Deus, Católica fervorosa, Dulce Pugliese de Godoy Bueno é uma referência e uma luz radiante. Dignidade, caridade, fé e exemplo de dar de si sem pensar em si podem muito bem ser outros nomes de Dulve Pugliese, esta grande Brasileira.