Com as medalhas de prata dos skatistas Rayssa Leal e Kelvin Hoefler nas Olimpíadas de Tóquio, o skate ganhou mais visibilidade e destaque. Mas muito antes disso, o Rio de Janeiro já abrigava a prática do esporte, tanto que a primeira pista de skate da América Latina fica no estado do Rio, mais precisamente em Nova Iguaçu.
Agora, tanto a pista quanto a praça passarão por uma revitalização, segunda nota da Prefeitura de Nova Iguaçu: “A Secretaria de Infraestrutura de Nova Iguaçu está em fase final de elaboração do projeto para reforma da Praça e da pista do Skate. Em seguida haverá licitação das obras, que devem ser iniciadas em 90 dias. O local vai ganhar nova pintura, paisagismo, parquinho para crianças, academia da terceira idade e quadra poliesportiva”.
Histórica, a pista foi inaugurada em 2 de dezembro de 1976 e fica localizada na Praça Ricardo Xavier da Silveira, que ficou popularmente conhecida como Praça do Skate. O projeto foi criado pelo desenhista e skatista Sérgio Alexandre e pelo então diretor de obras Henrique Reina.
Segundo o jornal “O Globo”, o primeiro campeonato ocorreu em julho de 1977. Antes, a pista recebia apenas apresentações de freestyle e de slalom (uma descida contornando obstáculos).
Vale citar que apesar das revistas especializadas, do livro “Onda dura: três décadas de skate no Brasil” e da própria Prefeitura do município apontarem a pista de Nova Iguaçu como a primeira da América Latina, algumas pessoas já contestaram a informação. Mas ate hoje, não conseguiram provar com um registro de existência anterior a 1976.
Em 2013, a pista ganhou um documentário sobre sua história. A produção “Praça do Skate – A primeira pista da América Latina” teve roteiro e direção de Paulo China e reuniu depoimentos de pioneiros do esporte, idealizadores da pista e responsáveis pela obra, realizada em plena ditadura militar. O documentário está disponível em streaming na Amazon Prime.
Já no ano de 2015, a pista passou por uma série de reformas, que consertou os buracos e rachaduras, e foi reinaugurada no dia 25 de julho. Agora, a Prefeitura se prepara para, mais uma vez, reformar e revitalizar essa parte da história do esporte que fica na Baixada Fluminense.
Embalado pelas medalhas brasileiras na modalidade, o DIÁRIO DO RIO preparou uma lista com 10 dicas de lugares da cidade do Rio de Janeiro para se andar de skate. Confira!