A Prefeitura do Rio de Janeiro retoma, nesta segunda-feira (02/08), as aulas presenciais em 1.542 escolas da rede municipal de ensino da capital fluminense. Ao todo, mais de 99% dos colégios receberão alunos que vão desde o berçário à educação de jovens e adultos, incluindo as classes especiais.
Vale ressaltar que, para que pudessem seguir todas as regras de proteção contra a Covid-19, além de realizar pequenos ajustes estruturais, as unidades escolares receberam recentemente cerca de R$ 18 milhões da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Segundo a Prefeitura, é considerada apta a retomar as atividades a escola que está adequada a um checklist sobre insumos e instalações, sendo necessário se enquadrar em quesitos como distanciamento seguro; disponibilização de dispensadores de álcool gel 70º no prédio ou funcionário aplicando o produto nas mãos dos alunos; bebedouros adaptados com torneira para enchimento de copos e garrafas; entre outros.
Outro ponto importante a se destacar é que a SME já distribuiu 800 mil máscaras descartáveis. Além disso, em maio, foram adquiridas 336 mil unidades do modelo PFF2. Cada profissional das escolas recebeu 6 máscaras desse tipo. Os alunos dos colégios da rede municipal do Rio que ainda não foram reabertas deverão continuar estudando via ensino remoto.