O Instituto Rio21 realizou uma pesquisa, em parceria com o DIÁRIO DO RIO, com o objetivo de saber como os cariocas e fluminenses pretendem comemorar o Dia dos pais em 2021, mais um ano em meio às dificuldades em decorrência da pandemia de COVID-19. Foi constatado que 65% dos respondentes pretendem comprar ou já compraram presente para o Dia dos Pais.
Entre esses 65%, mais da metade declarou que pretende comprar o presente de Dia dos pais durante essa semana: 37% planejam começar a pesquisar por ofertas com 7 dias de antecedência e 17% na véspera ou no dia.
De acordo com os resultados da pesquisa, 72% dos entrevistados que pretendem comprar ou compraram presente do Dia dos pais, tem como preferência as comprar presenciais. Sendo os locais de compra mais citados: lojas em shopping (46%), lojas de rua (20%) e lojas em galeria (5%).
Além disso, 15% pretendem comprar ou compraram pela internet, seja via WhatsApp, Instagram ou Facebook.
Observamos que, independente da faixa etária, o local em que a maior parte dos entrevistados pretende comprar ou compraram o presente do Dia dos pais é um shopping.
Por sua vez, as compras pela internet são mais populares entre os mais jovens: 18% dos entrevistados de 16 a 24 anos e 26% dos entrevistados de 25 a 29 anos pretendem comprar ou compraram o presente online – totalizando 44%.
A categoria de presente mais popular entre os entrevistados é a de roupas e acessórios pessoais, que corresponde a 45% das respostas.
Em seguida, os itens com a maior intenção de compra são: eletrônicos e informática (11%); alimentos/bebidas (11%); livros (10%); artigos para casa e decoração (5%); artigos de beleza (4%); eletrodoméstico/eletroportáteis (4%) e flores (1%).
Em relação ao valor do presente, 60% dos entrevistados pretendem comprar ou compraram algum item que custe entre R$50,00 e R$200,00.
Conforme destaca Ana Flávia Assumpção, Diretora de pesquisa do Instituto Rio21: “Essa é uma semana importante para o comércio da cidade e do Estado do Rio de Janeiro. Nossa pesquisa mostrou que uma parcela grande da população pretende celebrar a data e comprar presentes, mesmo ainda vivendo sob um cenário pandêmico. 54% dos entrevistados, que pretendem comprar presente, afirmaram que farão isso durante essa semana, então esse é o momento ideal de o comércio investir em ofertas e propagandas para atrair esses clientes!”.
Perfil dos entrevistados
Sexo
Renda
- Amostra: 385 respondentes
- Grau de confiança: 95% / Margem de erro: 5%
- Período de coleta online: 15 a 22 de julho
- Para visualizar os resultados completos da pesquisa acesse e baixe o documento abaixo: