Depois de mais de 5 mil pratos servidos durante todo o mês de julho, o Prêmio Sabores da Orla chegou à sua fase final. Agora, somente 10 quiosques seguem na disputa para concorrer ao prêmio de melhor prato dessa edição. Os responsáveis pela escolha do grande vencedor são os renomados chefs Jimmy McManis e João Diamante, que até o dia 8 de agosto estarão fazendo um tour pela orla carioca para conhecer e degustar os pratos finalistas. Cariocas e turistas têm também a oportunidade de provar os pratos participantes até essa data, aproveitando a prorrogação do festival, que estava previsto para acontecer até dia 31 de julho.
“O Prêmio Sabores da Orla já é uma referência para os amantes e apreciadores de uma boa comida. A cada ano, os quiosques participantes se dedicam a elaborar receitas surpreendentes, autênticas e que representam, da melhor forma, a verdadeira gastronomia da orla carioca. A Orla Rio tem muito orgulho de ter criado esta premiação que já está na sua 4ª edição. Estamos curiosos para saber quem será o vencedor deste ano e, com a prorrogação, também daremos mais uma oportunidade para cariocas e turistas desfrutarem dos pratos participantes”, destaca João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
Os dez finalistas são: Atlântico Beach Club; com o homem ao mar composto por um nhoque de batata doce mergulhado em nosso ragu de 3 linguiças com erva-doce; Coruja Véia, com rodelas de jiló empanadas no queijo provolone fresco; Hula Hula, com o poke niihau composto por cubos de frango ao curry na base de arroz gohan; Krabi, com casquinha de siri com especiarias gratinada com catupiry e queijo parmesão ralado; Mureta do Leme, com o namorado na mureta com filé de namorado na crosta de castanha, na cama de shitake com risoto cítrico de alho poró; Paraíso Beach Lounge, com camarões salteados no azeite e feitos no leite de côco e dendê; Praiô, com filés de pescado envoltos no queijo e grelhados na chapa; Quase Nove, com o arroz de carne de siri e camarão temperado com alho, cebola, pimentões e cenoura; Samba Social Club, com o bolinho de moqueca com toque de leite de coco e azeite de dendê servidos com uma maionese artesanal; e 4 Elementos, com o pulpo burguer no brioche fresquinho, com polvo grelhado, burrata, rúcula, tomate cereja, cebola frita e maionese de paio.
Dos mais de 5 mil pratos servidos, a maioria era de frutos do mar, a grande pedida para uma experiência à beira-mar. E uma curiosidade: só de camarão, já foi consumida mais de 1 tonelada durante todo o festival. Mas tiveram também quiosques que apostaram em outros sabores, como o da carne de sol, feijoada, jiló e costela. “Ficamos impressionados com a qualidade dos pratos, a criatividade, sabor, variedade, apresentação e principalmente o empenho que os quiosques trouxeram para essa edição. Foi uma disputa acirrada, mas conseguimos chegar aos dez finalistas. E o melhor de tudo é que o público pode aproveitar todos esses pratos oferecidos e ainda apreciar a vista da orla carioca” declara Fernando Blower, presidente do SindRio, parceiro do Prêmio Sabores da Orla.
Para o chef João Diamante, é uma honra participar desta edição. “É um projeto que me deixa muito encantado. A orla é muito democrática e os quiosques vão desde petiscos raiz feitos com primor, aos pratos mais elaborados. Tenho uma expectativa enorme para escolher o primeiro lugar entre os dez finalistas. Estou muito empolgado” declara o chef que em sua trajetória já passou pelo Le Jules Verne, em Paris, e toca o projeto social “Diamantes na Cozinha”.
Até o momento, já foram mais de 5.240 votos computados através da votação popular realizada pelo aplicativo Sabores da Orla, com Xodozin, Mureta do Leme e Oka Vista nas três primeiras posições. Além dos pratos, o público também pode votar no seu garçom preferido pelo app, a categoria novidade desta edição no prêmio. São 131 garçons participando e só o primeiro lugar, já contabiliza 640 votos. A inclusão da votação popular que é feita por meio do aplicativo Sabores da Orla tem objetivo de valorizar os quiosques como opções de boa gastronomia e atendimento e também poderá ser critério de desempate na avaliação dos jurados.
Ao todo o festival dará R$ 50 mil em prêmios, sendo o prato vencedor convidado a preparar o prato no programa “Vem Com a Gente”, apresentado por Gardênia Cavalcanti. Nas edições anteriores, os vencedores foram os quiosques Clássico Beach Club (2017) com o inesquecível Filet Sliders, Coisa de Carioca (2018) com o saboroso Jonn’s Dog e o So.Ga (2019) com o irresistível Brusschettão Crunchy Caprese.
Serviço
PRÊMIO ‘SABORES DA ORLA’
Período: até 8 de agosto
Site oficial: www.saboresdaorla.com.br
Atlântico Beach Club
Av. Atlântica, posto 2, Copacabana
Telefone: (21) 98083-6492
Coruja Véia
Av. Lúcio Costa, posto 9, Recreio dos Bandeirantes
Telefone: (21)96871-6172
Hula Hula
Av. Lúcio Costa, posto 7, Barra
Telefone: (21)96830-2277
Krabi Beach Club
Av. do Pepê, posto 2, Barra
Telefone: (21) 99214-9830
Mureta do Leme
Pedra do Leme, Leme
Telefone: (21)3128-4469
Paraíso Beach Lounge
Av. Lúcio Costa, posto 9, Recreio dos Bandeirantes
Telefone: (21)98867-5560
Praiô
Av. Lúcio Costa, posto 9, Recreio
Telefone: (21)99373-4006
Quase nove
Av. Vieira Souto, posto 9, Ipanema
Telefone: (21)98835-5787
Samba Social Club
Av. Atlântica, posto 2, Copacabana
Av. do Pepê, posto 2, Barra da Tijuca
Quatro elementos
Av. do Pepê, posto 1, Barra
Telefone: (21)99608-0480