Nesta quinta-feira (13/08), foi inaugurado o restaurante Sobrado da Cidade, novidade no Centro do Rio. Localizado na Rua do Rosário, o estabelecimento é repleto de história e cultura, desde o imóvel escolhido até os detalhes do espaço que tem, por exemplo, uma linha do tempo histórica.
Uma das proprietárias, Carla Teixeira, contou que quando viu o anúncio do imóvel na internet, ela e o marido se interessaram imediatamente e logo entraram em contato com o corretor. “Deu tudo certo! O casarão é incrível, tem um paredão de 20 metros de altura com pedras e óleo de baleia. O estado precisava de manutenção, mas foi um encanto e tivemos certeza que era para ser aquele espaço“, disse.
Ela contou que, quando saíram do prédio, estavam curiosos para saber a história do espaço e chamaram historiadores para pesquisar o que havia acontecido ali. A revista “Veja” afirmava que era a tesouraria do Império, mas a pesquisa histórica apontou que não, pois o prédio da tesouraria era o número 12 e o imóvel do restaurante não tinha a numeração.
Apesar de não ser a tesouraria, o imóvel sempre abrigou negócios de sucesso: “Ali já foi hotel, vários tipos de comércio… Nós nos preocupamos em contar para as pessoas a história do imóvel, contar o que foi aquele casarão que está lá há 157 anos“, disse Carla.
Pensando nisso, eles colocaram na entrada do prédio uma linha do tempo do casarão, contando a história e linkando com os acontecimentos da cidade do Rio.
A escolha da gastronomia do estabelecimento também foi inspirada nisso: “com tantas histórias, o ideal seria culinária brasileira“, disseram. Sob comando do chef Gabriel Ribeiro, o estabelecimento tem como destaques, barriga de porco, massas caseiras, cupim, canjiquinha, além dos doces.
“O chef Gabriel se preocupa com o alimento, pensa em comida afetiva, usando o máximo do sabor que o alimento pode dar. A gente fala sempre que nossa comida tem tempero de cultura, porque respeita a história“, finalizou.
Para saber mais sobre o novo estabelecimento, basta acessar o Instagram do Sobrado da Cidade.
Pelo amor de Deus, foi há 157 anos.
mto estranho sem endereço e fone
Lindo o local. Recomendo a visitação !
Qual o endereço? Número
Sinceramente, eu não teria orgulho em divulgar que o prédio foi construído com óleo de baleia. Mas parabéns ao casal pelo empreendimento.
Ali nessa mesma rua tinha um restaurante de um senhor oriental, provavelmente japonês, que era muito bom, uma graça, minha namorada e eu gostávamos de almoçar lá sempre que estávamos na área. O senhor ficava na porta pra receber os clientes, sempre simpático. Acredito que devido à pandemia ele tenha fechado.
Agora no local abriu outro self-service, porém não gostei da comida, não vale o preço que cobram. Não chega a ser de má qualidade, mas também não tem o mesmo cuidado no preparo, o cardápio é simples (comparado ao anterior) e algumas opções estavam mal feitas ou tiveram menos critério na escolha dos ingredientes.
Não sei se o Sobrado da Cidade é vizinho dele, mas vou procurar pra poder experimentar também.