De olho na retomada econômica do Rio de Janeiro, empresários cariocas criaram a iniciativa Rio Indústria, que consiste em estabelecer pontes com o poder público a fim de atrair mais negócios e dar suporte as empresas que já atuam na cidade para poder desenvolverem suas atividades.
Com mais de 40 empresas associadas, o movimento empresarial já apresentou sua primeira proposta concreta, e a ideia é melhorar o fluxo de veículos na cidade. Para isso, eles apresentaram os prefeito Eduardo Paes um plano de investimentos para a Avenida Brasil.
Segundo a organização relatou ao portal Veja Rio, a via expressa tem mão de obra qualificada e infraestrutura de ponta, mas já chegou a registrar um crime a cada meia hora. Investimentos podem ser atraídos com redução ou isenção de IPTU, por exemplo.
Crise econômica independe da pandemia
Nos últimos anos, o Rio perdeu cerca de 20% de seu parque industrial e mais de 100 000 postos de trabalho. Errou quem falou de pandemia: os principais motivos para a crise foram problemas de segurança e taxas de impostos, entre as mais altas de todo o país.
“O empresário fluminense é competente, mas não é competitivo. Do portão da fábrica para fora, as condições acabam impossibilitando a produção”, avalia Sérgio Duarte, empresário do ramo alimentício, à frente da nova entidade.