Prefeitura do Rio fará requalificação urbana na Saara

A Saara, no Centro do Rio, ganhará nova drenagem, iluminação e calçamento, além de uma praça arborizada. Passos terá BRS

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura do Rio fará a requalificação urbana do Polo Comercial da Saara. O anúncio das intervenções foi feito pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e pelo secretário de Infraestrutura Jorge Arraes durante almoço com empresários da região, nesta quinta-feira (23/09). No encontro, foi apresentado o projeto final das intervenções que serão realizadas em uma área de 190 mil m², entre a Praça da República, Av. Presidente Vargas, Av. Passos e a Rua da Constituição.

A Saara vai ganhar nova drenagem, iluminação e calçamento. Nas ruas exclusivas para pedestres, como Alfândega, Senhor dos Passos e transversais, o piso será nivelado para proporcionar acessibilidade à população. Já a Rua Tomé de Souza ganhará uma praça linear arborizada e com bancos.

A Rua Buenos Aires receberá nova pavimentação, ordenamento das baias de estacionamento ao longo da via e esquinas em piso elevado, beneficiando a travessia dos pedestres. A Avenida Passos, que hoje recebe a maior parte dos veículos e ônibus que circulam pelo Centro, terá três pistas de rolamento, uma para BRS e duas de veículos, proporcionando calçadas mais largas que serão requalificadas e arborizadas. Ao todo, as intervenções preveem melhorias em cerca de 40 mil m² de vias.

O projeto está sendo finalizado pela Rio-Urbe para, em seguida, passar pelo processo licitatório para contratação da empresa responsável pela obra.

Advertisement
Paco do Ouvidor Prefeitura do Rio fará requalificação urbana na Saara
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio fará requalificação urbana na Saara
Advertisement

9 COMENTÁRIOS

  1. Espero que as obras, respeite o passado histórico da região, colocando fiação subterrânea, como luminárias históricas e criem uma arquitetura homogênea, restaurando os sobrados desfigurados, voltando ao seu esplendor antigo e também substituindo, onde for possível e progressivamente os prédios modernos, por prédios com arquitetura histórica, criando o Parque Histórico Municipal do Imperial Campo de Santana, Saara, que além do tradicional comércio, teria um roteiro histórico, que valorizaria suas igreja, monumentos e seu rico passado, além de consolidar também a região, em um polo gastronômico.

  2. Como tem gente que gosta de reclamar nos comentários. Finalmente vão dar uma cara civilizada ao Saara e a prefeitura tá errada? O mais irônico é culparem obra da prefeitura pelo esvaziamento do centro quando isso ocorreu pela crise econômica pós 2015-16 onde o estado do Rio foi a unidade da federação mais afetada. Se informem antes de culpar requalificação urbana. O pior é falar pro empresário da região fazer obra quando mal tá conseguindo manter emprego.

    • Guilherme, tem também uma questão moral envolvida: quando estamos atolados em dívidas, pagamos as dívidas primeiro antes de fazer coisas supérfluas. A gestão Paes deixou diversos esqueletos e dívidas pra gestão Crivella, que deixou as mesmas dívidas pro Paes pagar, dado que ele as gerou. Tá na hora de enfrentar as contas! Primeiro as obrigações, depois as “festas”.

  3. O Saara é uma coisa feia.
    Quando chove é um horror.
    Tem que remodelar, cara bonita, atrair clientes.
    O Rio de Janeiro vive de Serviços e Comércio, o turista quer comprar, o paulista, o mineiro vem para o Rio, vai à praia mas quer comprar. Então, vamos lá atender bem os turistas e moradores que querem lugar bonito.
    E tem que ter bar e boa comida.

  4. Tem que parar de fazer obras e começar a pagar as dívidas. Só com o VLT Carioca são mais de R$ 300 milhões. Pague tudo e depois pense em gastar. Atente-se também ao que o Sr. Crispim falou aí, as obras da prefeitura matam o comércio, não dão respiro algum! O Centro já está muito fragilizado.

  5. Meu Deus, esses arquitetos e gênios urbanísticos da prefeitura só fazem caca, deixem os empresários fazerem as obras, eles que fizeram as calçadas lisas de concreto substituindo aquela horrenda sopa de pedras que quebram os saltos das mulheres e fazem as pessoas caírem , se deixar a prefeitura volta a colocar placas de pedra bruta e as famigeradas pedrinhas portuguesas, que necessitam de manutenção infinita, esse anúncio é desastroso, vão acabar com o comércio que ainda sobrou depois das obras do tremzinho piuí, que leva do nada ao lugar nenhum.

  6. Adorei! Finalmente o Centro sendo valorizado. E quando teremos uma revitalização da Central do Brasil e da Avenida Presidente Vargas? Poderiam trazer um shopping para a Presidente Vargas

    • Meu Deus, o senhor não é do Rio, só pode. O Paes acabou com o centro do Rio justamente com obras infindáveis, mal-feitas e desnecessárias, olhe como está o centro hoje, tudo acabado, vá á praça Tiradentes, não tem mais nada, o comércio acabou!!!! Se deixarem o nervosinho quer transformar o centro num gigantesco boteco para bêbados e prostitutas, ele destruiu o centro do Rio, e agora que remodelar o Saara????? Vai terminar seu legado de destruição, em breve o Saara vai deixar de existir, ninguém aguenta mais tanta porcaria mal-feita, o nervosinho odeia coisa antiga, ele gosta é de botecos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui