No ritmo da COP26, que vai discutir os rumos da crise climática no mundo, a Fundação Parques e Jardins (FPJ) representou a Prefeitura do Rio, nesta sexta-feira (29/10), no primeiro evento na cidade da ação “24 Horas de Realidade”, promovida pela ONG The Climate Reality Project. A programação acontece durante todo o dia, com a participação de mais de 20 mil voluntários, em diferentes países, e tem o objetivo de chamar a atenção da população global para a urgência das questões ambientais.
No Rio, representantes da FPJ e da organização internacional realizaram o plantio de novas árvores urbanas no Largo da Lapa. Onze mudas de paus-de-rosas, ipês-roxos e paus-ferros foram plantadas ao longo da Rua Mem de Sá por um grupo de voluntários, entre eles, a moradora da Lapa, Vânia Marques, que se emocionou com o plantio e decidiu ir além.
“Quero cuidar e quem sabe adotar essas mudas. Quero trazer meus netos e mostrar para eles que ações como esta podem, sim, melhorar o mundo, o lugar em que vivemos“.
“A arborização é uma estratégia de enfrentamento às consequências da emergência climática. Uma cidade mais arborizada é uma cidade mais adaptada e mais resiliente às consequência da emergência climática“, destacou o presidente da Fundação Parques e Jardins, Fabiano Carnevale.
Ele observou que as mudas plantadas no evento são as primeiras, do montante total de 5.000 mudas, fruto da campanha ‘Sangue é Vida’, que a FPJ desenvolveu com o Hemorio em setembro. A campanha converteu doações de sangue em novas árvores para serem plantadas na cidade.
De acordo com a representante da The Climate Reality Brasil no Rio de Janeiro, Viviane Japiassú, a ação marcou também o encerramento do treinamento de novos líderes na cidade.
“Hoje o mundo todo esta conectado em ações ambientais, gerando esse movimento positivo e tão importante para a realidade que estamos vivendo“, disse.
24 Horas de Realidade
A programação 24 Horas de Realidade, promovida pela ONG do antigo vice-presidente americano Al Gore, a The Climate Reality Project, em 2021, tem foco na COP26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que vai reunir lideranças globais, de 31 de Outubro a 15 de Novembro, em Glasgow na Escócia.