Rio de Janeiro tem de melhorar na relação com turistas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Rio-Coisa-Linda-de-Deus.jpgDe acordo com uma enquete realizada pelo site de turismo TripAdvisoro Rio de Janeiro está em 11º no quesito receptividade à turistas. A maioria poderia estar comemorando, como a matéria do Terra que uso como fonte, mas para mim é o contrário, ela é um sinal de alerta para uma cidade que sediará 3 eventos gigantescos até 2016.

Na pesquisa feita com mais de 75 mil usuário do TripAdvisor em que perguntava sobre a opinião de turistas sobre 40 cidades, a melhor posição do Rio de Janeiro foi sobre receptividade, as outras foram humilhantes.

O Rio ficou em 39º no quesito segurança, 32º no quesito limpeza,  36ª no custo x benefício; 36ª na diferença de impressão antes e depois de visitar a cidade, fora receptividade apenas em receptividade dos motoristas de táxi que o Rio ficou acima do 20º lugar, ainda assim em 19º.

O Rio de Janeiro tem tudo para ser um dos principais pontos turísticos do mundo mas pela enquete tem de melhorar em praticamente tudo. É inadmissível, por exemplo, termos ficado em 32º em limpeza. A COMLURB costumava ser uma empresa admirada pelos cariocas, com excelência em logística. Claro que tem muito culpa nossa, quer dizer, nossa não, eu não jogo lixo pela rua, o interior do meu carro dá pena do número de garrafas e latinhas que tem dentro. Falta realmente o retorno de uma campanha educativa para que as pessoas joguem o lixo no seu lugar mas isso é para outro post.

Advertisement

O quesito segurança que foi a minha surpresa, ao menos só se assistisse ao RJ Tv. A situação dos tiroteios constantes em algumas favelas melhorou mas como poucos criminosos foram presos eles foram procurar renda em outro lugar, sem dúvida no assalto aos transeuntes. Sem contar os viciados em crack que acabam se tornando pequenos ladrões também.

O custo e benefício, realmente, é o mais complicado. O Real valorizado frente ao Dólar e ao Euro torna a cidade do Rio de Janeiro mais cara, paciência. E o preço dos hotéis funciona no muita demanda pouca disponibilidade, preços mais altos. Talvez uma lei para diminuir os impostos cobrados sobre a indústria hoteleira pudesse ajudar, até porque os turistas gastariam seus dólares em outros lugares, como restaurantes e lojas.

Com tudo isso a opinião dos turistas ao sair do Rio de Janeiro seria bem melhor. O Rio tem até 2016 para superar todos estes obstáculos e eu acredito ser possível.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro tem de melhorar na relação com turistas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui