Nesta quinta-feira (05/11), será assinado no Museu de Arte do Rio de Janeiro, um novo decreto para as rodas de samba da cidade. O texto promete mudanças assertivas que facilitarão o cadastramento e promoção das mesmas para, assim, garantir os direitos desta representatividade da cultura carioca.
Atualmente, segundo levantamento publicado pela Secretaria Municipal de Cultura e realizado por meio da Rede Carioca de Rodas de Samba, existem cerca de 150 delas em atividades por toda a cidade. Com o decreto, que será assinado amanhã, haverá um novo cadastramento e calendário atualizado do circuito, mudança de horário das apresentações e restrição no número de rodas por espaço. O texto também promete mudanças na quantidade de barracas espalhadas pelo local.
A atualização, se faz necessária devido ao mapeamento realizado pela Prefeitura do Estado com cartografia no Sistema de Informações Urbanas, onde representantes das Rodas de Samba manifestaram insatisfações devido algumas rodas ficarem de fora do sistema. Portanto, o decreto tem como objetivo regularizar e orientar essas rodas, visto, a importância delas para o patrimônio cultural da cidade.