No Brasil, dados alertam que o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre o sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Durante todo o mês de novembro, é realizada a campanha nacionalmente conhecida como ‘’Novembro Azul’’, tendo como principal objetivo, a conscientização da saúde do homem e a descoberta precoce da doença. Pensando nisso, a Casa de Saúde São José, visa alertar pacientes, visitantes e acompanhantes através de panfletos informativos, bottons metálicos e sessões on-line com profissionais da saúde.
O mês de novembro, tem como foco principal encorajar os homens a realizarem o exame de rastreamento, e acabar com o preconceito existente sobre ele. A doença, que tem maior índice de mortalidade masculina, quando diagnosticada precocemente, tem maior probabilidade de responder melhor o tratamento adequado, contribui para a diminuição do estágio, e assim, aumenta a chance de cura.
“O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento do câncer de próstata. A Casa de Saúde São José conta com profissionais preparados para o rastreamento da doença no Centro Médico, como uma equipe renomada de urologistas, e realiza exames seguros e precisos no Centro de Diagnóstico por Imagem. Tudo com a expertise da parceria com o Grupo Oncoclínicas para um cuidado oncológico de ponta e qualidade”, ressalta o diretor executivo da instituição, Marcos Anacleto.
O exame e acompanhamentos médicos periódicos são indispensáveis para homens a partir de 50 anos ou aos 45 anos para aqueles com histórico familiar de câncer em pai, irmão ou tio; fatores de risco como obesidade e homens de pele preta. Segundo levantamento realizado através do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata atingirá cerca de 65.840 novos casos somente este ano de 2021, e muitos ainda não foram diagnosticados. Portanto, a prevenção é a principal forma para alcançar a cura.