Rio terá tecnologia 5G em 2022; outras 13 cidades fluminenses também já se preparam

Entre os municípios que também terão a tecnologia em breve estão Campos dos Goytacazes, Petrópolis e Volta Redonda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de antena de internet no RJ - Foto: Reprodução

O estado do Rio de Janeiro tem 14 cidades já preparadas para receber a tecnologia 5G, após aprovação de suas respectivas Prefeituras. São elas: Cachoeira de Macacu, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Duas Barras, Itaocara, Itaperuna, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Flores, São João da Barra, São Sebastião do Alto, Valença, Volta Redonda, além da própria capital fluminense.

Paralelamente, há outras 8 cidades com projetos de lei em suas Câmaras Municipais: Conceição de Macabu, Duque de Caxias, Macaé, Mangaratiba, Miguel Pereira, Niterói, São Francisco de Itabapoana e Teresópolis. O levantamento foi realizado pela Federação das Indústrias do Estado do RJ (Firjan) a partir de informações colhidas até a última quinta-feira (11/11).

Segundo cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as capitais e o Distrito Federal passarão a contar com a nova tecnologia já em 2022, e, em seguida, virão as cidades que primeiro atualizaram sua legislação. Campos, por exemplo, no Norte Fluminense, foi a 1ª do estado – e a 5ª do Brasil – a aprovar a lei do 5G.

Para Felipe Meier, presidente do Conselho Empresarial de Competitividade da Firjan, ”o 5G será um elemento fundamental nos mais diferentes segmentos da sociedade”.

”Realidade aumentada, realidade virtual móvel e Internet das Coisas são apenas alguns exemplos que farão parte do nosso cotidiano e que fomentarão, inclusive, novas formas de fazer negócios”, complementa ele, que preside também o Sindicato da Indústria de Eletrônica, Telecomunicações, Componentes e Similares do Estado do RJ (Sinditec).

Como funciona

O 5G pode comportar centenas de dispositivos conectados ao mesmo tempo, bem como atingir até 100 gigabytes por segundo – 100 vezes mais do que o 4G, tornando a nova tecnologia capaz até de concorrer com a banda larga. No entanto, vale ressaltar que o 5G exige de 5 a 10 vezes mais antenas do que o 4G, que também será ampliado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá tecnologia 5G em 2022; outras 13 cidades fluminenses também já se preparam

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui