Pátio da Prefeitura do Rio irá virar palco de desfile de moda africana da JUVRio

A ação tem como objetivo promover o debate e o resgate da cultura afro-brasileira entre os jovens do município

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Na véspera do Dia da Consciência Negra, a Secretaria Especial da Juventude (JUVRio) realizaria um desfile de moda no pátio da sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova. O evento aconteceria nesta sexta-feira, 19/11, mas precisou ser cancelado devido às chuvas. Um nova data será marcada.

O desfile será realizado por cerca de 10 jovens modelos moradores de comunidades do Rio irão apresentar grifes nacionais da moda floral da África no Centro Administrativo São Sebastião (CASS). A ação tem como objetivo promover na agenda do novembro Negro 2021 da Prefeitura, o debate e o resgate da cultura afro-brasileira entre os jovens do município.

Além do desfile, a JUVRio oferecerá até dezembro ações relacionadas à política antirracista da secretaria, uma oficina de tranças e um passeio cultural pelos pontos históricos da cultura afro-brasileira na cidade. O desfile, aberto aos visitantes e servidores da Prefeitura do Rio, trará a coleção das grifes UseVigs, Comunidade Fashion juntamente com a RFModas. O CASS fica na Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova.

Estão abertas as inscrições na oficina de Técnicas e Práticas de Tranças em parceria com o projeto Donna Barbosa. Nos próximos dias 22, 29 de novembro e 6 de dezembro a Casa da Juventude da Pavuna abrirá as portas para oferecer 20 vagas a jovens de 15 a 29 anos. A inscrição pode ser realizada por meio do link.

Além disso, ao longo de 12 dias de novembro, jovens de diferentes regiões periféricas do município foram convidados pela JUVRio a fazer um passeio cultural pelos pontos históricos da cultura afro-brasileira, uma ação mobilizada pela JUVRio e realizada pela Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio (CEPIR) em parceria com o Instituto Pretos Novos. O percurso da herança africana na cidade do Rio contempla os seguintes marcos histórico-culturais: Cais do Valongo, Pedra do Sal, Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Cemitério dos Pretos Novos e Centro Cultural José Bonifácio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pátio da Prefeitura do Rio irá virar palco de desfile de moda africana da JUVRio
lapa dos mercadores 2024 Pátio da Prefeitura do Rio irá virar palco de desfile de moda africana da JUVRio
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui