Na véspera do Dia da Consciência Negra, a Secretaria Especial da Juventude (JUVRio) realizaria um desfile de moda no pátio da sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova. O evento aconteceria nesta sexta-feira, 19/11, mas precisou ser cancelado devido às chuvas. Um nova data será marcada.
O desfile será realizado por cerca de 10 jovens modelos moradores de comunidades do Rio irão apresentar grifes nacionais da moda floral da África no Centro Administrativo São Sebastião (CASS). A ação tem como objetivo promover na agenda do novembro Negro 2021 da Prefeitura, o debate e o resgate da cultura afro-brasileira entre os jovens do município.
Além do desfile, a JUVRio oferecerá até dezembro ações relacionadas à política antirracista da secretaria, uma oficina de tranças e um passeio cultural pelos pontos históricos da cultura afro-brasileira na cidade. O desfile, aberto aos visitantes e servidores da Prefeitura do Rio, trará a coleção das grifes UseVigs, Comunidade Fashion juntamente com a RFModas. O CASS fica na Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova.
Estão abertas as inscrições na oficina de Técnicas e Práticas de Tranças em parceria com o projeto Donna Barbosa. Nos próximos dias 22, 29 de novembro e 6 de dezembro a Casa da Juventude da Pavuna abrirá as portas para oferecer 20 vagas a jovens de 15 a 29 anos. A inscrição pode ser realizada por meio do link.
Além disso, ao longo de 12 dias de novembro, jovens de diferentes regiões periféricas do município foram convidados pela JUVRio a fazer um passeio cultural pelos pontos históricos da cultura afro-brasileira, uma ação mobilizada pela JUVRio e realizada pela Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio (CEPIR) em parceria com o Instituto Pretos Novos. O percurso da herança africana na cidade do Rio contempla os seguintes marcos histórico-culturais: Cais do Valongo, Pedra do Sal, Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Cemitério dos Pretos Novos e Centro Cultural José Bonifácio.