A eleição para governador do Rio de Janeiro em 2014 promete ser animada. Hoje o ministro Marcelo Crivella (PRB) informou ao Extra que é pré-candidato ao governo do Rio. Como Crivella é Senador da República, mesmo que perca, não ficará sem mandato.
Crivella não tem muita sorte quando se trata de eleições para cargo Executivo, perdeu em 2004 em 1º turno a Prefeitura para Cesar Maia, em 2006 o governo para Sergio Cabral e 2008, novamente pra prefeito, para Eduardo Paes. Note-se que em nenhum dos casos Crivella foi para o 2º turno, apesar de sempre iniciar bem nas pesquisas. Ele acaba gerando um voto útil, já que muitos cariocas preferem votar em qualquer candidato para que ele não vença.
De pré-candidatos assumidos já temos Anthony Garotinho (PR), Lindbergh Farias (PT) e Pezão (PMDB). Ainda falta o candidato do PSDB/DEM, PSol e, provavelmente, do PSB que deve lançar candidato a presidente em 2014 e precisará de palanque no Rio. Sem esquecer o PV e o novo partido de Marina Silva. Ou seja, como disse Cesar Maia em seu ex-blog, é certo um 2º turno.