Relatório “O ano esportivo” do Strava traz os principais dados sobre atividades físicas em 2021 e mostra o esporte como escape para as pessoas

Análise de 1,8 bilhão de uploads de atividades na maior comunidade esportiva do mundo mostra continuidade no crescimento da prática de esportes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Divulgação: Strava / Cadu Vigilia

O Strava, a maior plataforma esportiva do mundo, com mais de 95 milhões de atletas, dos quais mais de 12 milhões de brasileiros, divulgou nesta semana seu relatório anual de dados “O ano esportivo” (Year in Sport). O documento mostra que o boom dos esportes na era pandêmica não traz sinais de desaceleração. Muito pelo contrário. O esporte aparece como uma forma de escape para as pessoas, após longos períodos de isolamento social. O relatório também mostra como eventos climáticos extremos afetaram o comportamento dos atletas em todo o mundo.

O segundo semestre de 2021 marcou o retorno gradual de alguns eventos, algo muito esperado dentro da comunidade esportiva. Mas, a demanda pela prática de atividades físicas se manteve em alta, mesmo antes desse retorno. O número de publicações de corrida e pedalada no Brasil cresceram 1,4x, quando comparado ao ano anterior. Já as versões virtuais ou indoor das mesmas atividades cresceram 1,3x e 1,1x, no mesmo período. Natação cresceu 1,8x e yoga 1,9x, sendo o grande destaque de crescimento, por aqui, o treino funcional, com 2,2x mais atividades publicadas em 2021 do que em 2020.

Seja para atividade física, ou para deslocamento, a caminhada também cresceu no Brasil, na ordem de 1,6x. E aqui os destaques foram os mais velhos. 52% das pessoas com mais de 70 anos postaram caminhadas no Strava, assim como 49% das de 60 a 69 anos. Outras faixas etárias, como as pessoas de 50 a 59 anos (45%), 40 a 49 (44%), 30 a 39 (42%) e 18 a 29 (38%) também tiveram altos índices de atividades de caminhadas publicadas na plataforma. Os brasileiros caminham em média 3 horas por semana, mesmo tempo médio que os alemães, mais do que os canadenses (2,9h), australianos (2,7h) e americanos (2,5h), mas menos do que os espanhóis (3,7h), britânicos (3,5h), indianos (3,3h) e franceses (3,2h).

Globalmente falando, as publicações no Strava continuaram subindo em um nível recorde e a plataforma alcançou marcas como as mais de 37 milhões de postagens por semana, totalizando 1,8 bilhões de uploads públicos nos últimos 12 meses. O aumento de 38% na atividade de uploads deste ano segue o aumento de 1,1 bilhão de uploads em 2020 (um aumento de 33% em relação a 2019). O Strava deu as boas-vindas a 2 milhões de novos atletas por mês em sua comunidade global, que coletivamente registrou mais de 33 bilhões de quilômetros este ano.

“Mesmo enquanto a comunidade esportiva global passava por mais um ano de interrupções e restrições pandêmicas, vimos um desejo persistente dos atletas de permanecerem conectados e manterem um ao outro ativo. Atletas de todos os países registraram e compartilharam suas corridas, pedaladas e caminhadas na hora do almoço. E, por sua vez, a comunidade se encorajou ao distribuir 9,6 bilhões de kudos“, afirma Michael Horvath, CEO do Strava. “Todos os esforços contam para o Strava, e nossa equipe está entusiasmada em fornecer uma plataforma para quem deseja se conectar com outros atletas, encontrar novos lugares para ser ativo, definir metas para si, criar clubes e desafiar seus amigos. O Strava está empenhado em criar um impacto positivo nas áreas que são importantes para nós e para os nossos atletas: alterações climáticas, racismo, equidade e inclusão no esporte”, acrescenta Horvath.

Outros destaques do relatório “O ano esportivo”

• Começar o ano com uma meta faz a diferença. Uma das melhores maneiras de se manter motivado é criar uma meta conjunta com outras pessoas

• Os atletas que estabeleceram uma meta para o ano novo foram 2 horas mais ativos em janeiro do que aqueles que não fizeram.

• Metade de todos os participantes dos Desafios em Grupo carregou mais atividades nos 30 dias após o início de um desafio do que nos 30 dias anteriores.

• Desde o seu lançamento em maio, a renovada guia Mapas do Strava gerou mais de 120 milhões de rotas sugeridas para ciclistas, corredores e caminhantes explorarem.

• O clima extremo e a qualidade do ar afetam o comportamento do atleta em todo o mundo

• Durante as nevascas do Texas (EUA) e a crise de energia em fevereiro, houve uma redução de -57% nas atividades ao ar livre nestas localidades.

• Durante a onda de calor em Oregon (EUA), durante o verão, as atividades ao ar livre caíram -23%.

• Durante a tempestade de neve em Madrid (ESP), em janeiro, e as inundações em Nagano (JAP), em agosto, as atividades indoor aumentaram 55% e 56%, respectivamente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Relatório "O ano esportivo" do Strava traz os principais dados sobre atividades físicas em 2021 e mostra o esporte como escape para as pessoas
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui