Visando promover a valorização de mulheres cientistas, combater a desigualdade de gênero e estimular meninas em formação a investirem na carreira científica, o Rio de Janeiro poderá ganhar em breve o ”Programa Estadual de Incentivo ao Protagonismo das Mulheres na Ciência”.
A proposta é do projeto de lei 4.525/21, de autoria da deputada Tia Ju (Republicanos), que a Assembleia Legislativa fluminense (Alerj) aprovou em primeira discussão, na última terça-feira (14/12). Agora, o texto precisará passar por um segundo turno de votação na Casa.
”O universo das Ciências é predominantemente masculino. Ainda assim, diversas mulheres já entraram para a História por seus grandes feitos e descobertas científicas, tornando-se pioneiras em seus campos de atuação. Hoje, elas são inspiração para que outras mulheres acreditem no seu potencial e alcancem o topo das carreiras nas áreas da Ciência”, justificou Tia Ju.
Entre as metas do programa, estão a criação de campanhas públicas para dar visibilidade às mulheres cientistas brasileiras e a realização de debates e seminários em instituições científicas e acadêmicas sobre os estereótipos de gênero e o machismo estrutural no contexto do meio científico. A defesa da ampliação de bolsas de acesso à pesquisa para as mulheres, com a manutenção do pagamento durante licença maternidade de seis meses, também está entre as proposições do PL.