Um edição limitada de 30 estatuetas em bronze de Marielle Franco, assassinada em março de 2018, será colocada à venda para financiar uma estátua em tamanho real da ex-vereadora. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Ancelmo Gois. O autor das obras, que medem cerca de 40 cm, é o escultor Edgar Duvivier, 66 anos, pai do ator e humorista Gregório Duvivier, e idealizador, entre outras, das estátuas de Clarice Lispector, no Leme, e de Nelson Rodrigues, em Copacabana.
Em março, o Instituto Marielle Franco lançou uma vaquinha virtual de R$ 50 mil para ajudar na construção do monumento. Até este sábado (18/12), o valor arrecadado era de de R$ 37.880. Além disso, o Instituto também será responsável por cuidar da manutenção da estátua.
O valor arrecadado pela vaquinha será utilizado para pagar os custos de materiais (gesso, cera, ferro, bronze) utilizados na produção da estátua para que ela exista por muitas gerações, e o processo de fundição que é feito com uma técnica artesanal, há mesma utilizada há séculos.
A então vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram mortos a tiros, em um carro, na região central do Rio de Janeiro no dia 14 de março de 2018. Ronnie Lessa e Élcio Queiroz são acusados pelas execuções. Presos há 2 anos, eles serão levados a júri popular.