Aumento da vacinação melhora emprego no comércio, mostra pesquisa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No início deste mês de Natal, pesquisa do Ifec-RJ (Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises) aponta melhora no varejo do Rio em relação a um ano atrás. Ao entrevistar cerca de 300 empresários do comércio, o Ifec constatou crescimento dos que mantiveram seus quadros ou contrataram mais funcionários – e queda dos que demitiram. A vacinação em massa contra a covid-19 é o principal fator apontado para a melhora.

Em novembro do ano passado, 46,9% dos empresários do comércio disseram ter diminuído seus quadros nos três meses anteriores. Em novembro de 2021, já caiu para 29,0% a proporção dos comerciantes que demitiram ao longo de agosto, setembro e outubro.

No total, caiu 18 pontos percentuais a proporção dos que precisaram demitir. Já a proporção de comerciantes que contrataram mais empregados nos três meses anteriores subiu de 7,1% em novembro de 2020 para 9,6% em novembro de 2021.

A estabilidade, que há um ano ficava atrás das demissões, segundo o Ifec-RJ, com 45,9% das respostas, agora é maioria absoluta, com 61,4%.

Ao Ifec-RJ, os empresários do comércio respondem como foram seus três meses anteriores – agosto, setembro e outubro, no caso da pesquisa mais recente, finalizada em novembro. Com cinco opções, eles dizem se contrataram muito ou pouco, se precisaram demitir muito ou um pouco ou, ainda, se eles mantiveram a mesma quantidade de empregados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aumento da vacinação melhora emprego no comércio, mostra pesquisa

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui