No início deste mês de Natal, pesquisa do Ifec-RJ (Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises) aponta melhora no varejo do Rio em relação a um ano atrás. Ao entrevistar cerca de 300 empresários do comércio, o Ifec constatou crescimento dos que mantiveram seus quadros ou contrataram mais funcionários – e queda dos que demitiram. A vacinação em massa contra a covid-19 é o principal fator apontado para a melhora.
Em novembro do ano passado, 46,9% dos empresários do comércio disseram ter diminuído seus quadros nos três meses anteriores. Em novembro de 2021, já caiu para 29,0% a proporção dos comerciantes que demitiram ao longo de agosto, setembro e outubro.
No total, caiu 18 pontos percentuais a proporção dos que precisaram demitir. Já a proporção de comerciantes que contrataram mais empregados nos três meses anteriores subiu de 7,1% em novembro de 2020 para 9,6% em novembro de 2021.
A estabilidade, que há um ano ficava atrás das demissões, segundo o Ifec-RJ, com 45,9% das respostas, agora é maioria absoluta, com 61,4%.
Ao Ifec-RJ, os empresários do comércio respondem como foram seus três meses anteriores – agosto, setembro e outubro, no caso da pesquisa mais recente, finalizada em novembro. Com cinco opções, eles dizem se contrataram muito ou pouco, se precisaram demitir muito ou um pouco ou, ainda, se eles mantiveram a mesma quantidade de empregados.