Rio tem dois casos de ‘Flurona’ confirmados e outros 17 sendo investigados

Apesar da possibilidade de o quadro de saúde de um paciente ser agravado pela dupla infecção, o secretário Daniel Soranz, disse que isso não aconteceu nos casos que estão sendo acompanhados pela prefeitura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Calçadão de Copacabana, na Zona Sul do Rio, nesta sexta (04/09) - Foto: Marcos Serra Lima/G1

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta terça-feira (4/01), que a capital fluminense tem dois casos confirmados de “Flurona”, a contaminação simultânea de uma pessoa pelos vírus da Influenza e da Covid-19. Outros 17 casos estão sendo monitorados pela pasta.

Embora exista a possibilidade do quadro de saúde de um paciente ser agravado pela dupla contaminação, o secretário Daniel Soranz, disse que isso não aconteceu nos casos que estão sendo acompanhados pelo município.

A gente não tem visto agravamento por causa da dupla infecção. É plausível que isso aconteça, mas não é o que a gente está vendo na prática”, explicou.

De acordo com Daniel Soranz, a testagem de Influenza não tem sido realizada nos postos de saúde por não haver relevância do ponto de vista do tratamento do paciente.

A gente sempre utiliza o teste de Influenza somente pelo caráter epidemiológico, para verificar qual cepa está circulando. Isso não vai influenciar nada no tratamento da doença. Já na Covid-19 isso é diferente. É muito importante que pessoas com sintomas procurem realizar o teste de coronavírus”, lembrou.

O secretário municipal de Saúde do Rio explicou que a adesão de quase três milhões de cariocas à campanha de vacinação contra a gripe desse ano ajudou a “promover um bloqueio” na epidemia de Influenza, que começou em novembro.

Soranz ressaltou que o número de casos de gripe caiu mais de 80% de lá para cá. No entanto, defende que a campanha contra a gripe desse ano, que começa em abril, seja estendida para toda a população e não só para os grupos prioritários.

No ciclo 2022 uma nova composição da vacina já foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para proteger a nossa população no inverno”, concluiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio tem dois casos de 'Flurona' confirmados e outros 17 sendo investigados

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui