Muitos cariocas, como podemos ver no trânsito, acreditam que há no mundo apenas eles, desta forma fecham cruzamento, jogam lixo pelas janelas, compram no camelô, dão esmolas e estas coisas… Não pode é vivermos a espera que um pai (seja o governo ou um cidadão consciente e sem medo) nos chame atenção para a irregularidade!
Vejam como pequenos atos ajudam a cidade:
- Lixo no lixo – a Comlurb é uma grande empresa e faz um ótimo trabalho, mas enquanto houver quem acha que rua é o mesmo que lixeira, não vai haver como a cidade ficar limpa por mais de duas horas (que o diga os garis do Centro da Cidade que mal acabam de varrer e algum IDIOTA já sujou novamente)
- Não dê esmolas! Pense no mendigo como um profissional, se não houver mercado, ou seja, quem lhe dê esmolas, ele vai ter de procurar outra freguesia. O mesmo para aqueles dos sinais! E por que? Porque não estão cometendo crime nenhum, simplesmente não tem medida legal para retirá-los do lugar que estão!
- Trânsito o sinal está vermelho? Pare! Tem cruzamento, espere o carro da frente dar espaço para que você não o feche. Não existe um guarda de trânsito para cada cruzamento ou semáforo da cidade.
- Limite da velocidade é LIMITE, não é o mínimo a andar como muitos acham! Economiza combustível e evita acidentes.
- Carro não é na calçada, especialmente em lugares movimentados! Já vi gente levando multa em frente a um estacionamento e reclamando porque tinha "ido rapidinho", não importa, prejudicou da mesma forma. Em eventos no RioCentro, como Micareta, tem gente que prefere pagar R$ 10,00 em flanelinha do que R$ 15,00 no estacionamento regular…
- Não compre em camelô ou ambulantes, como no tópico sobre mendigo, ou seja, se não tem mercado, tem que fechar!
- Não dar um "cala a boca" para PM, fiscais ou seja lá o que seja… é ser tão corrupto como um dos deputados do mensalão, ou mensalinho ou qualquer outro…
Se cada um fizer sua parte e parar de achar que tudo é responsabilidade do governo e saber que nosso dever como cidadão vai muito além de pagar impostos, nossa cidade e país melhorarão, pode contar com isso.