Para proteger a comunidade universitária contra os efeitos ainda presentes da pandemia, a Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) prorrogou a suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas não essenciais até 15/02. O calendário acadêmico aprovado deverá ser desenvolvido de forma remota enquanto perdurar a suspensão das atividades presenciais.
O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp) também terá as atividades readaptadas. A medida não se aplica, porém, às disciplinas oferecidas pelas unidades acadêmicas do Centro Biomédico.
A instituição destaca que houve um incremento na incidência da infecção pelo SARS-Cov-2, nas últimas semanas, resultante da circulação da variante Ômicron no Rio de Janeiro. Além disso, a epidemia do Vírus da Influenza A Subtipo H3N2 na capital fluminense pode levar a casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pessoas de alto risco, condição que poderá sobrecarregar as unidades de saúde do município.