Concurso de Fotografias celebra o Patrimônio do Centro do Rio

Prefeitura do Rio quer com o "Olhos de Reviver Centro" fortalecer o relacionamento e a identidade do carioca com o patrimônio da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), lançou o concurso de fotografias “Olhos de Ver – Edição Olhos de Reviver Centro”, para fortalecer o relacionamento e a identidade do carioca com o patrimônio da cidade. O concurso é aberto a toda a população que poderá enviar fotografias inéditas de edificações, espaços públicos, mobiliário urbano ou cenas do cotidiano, fotografados na sua integralidade ou no detalhe, localizados na área de abrangência do Projeto Reviver Centro – Centro da Cidade e Área Portuária. As melhores imagens serão selecionadas e irão fazer parte de uma edição digital de cartões postais do projeto Olhos de Ver.

Os bens culturais são importantes elementos de identidade das populações e formam referências culturais passadas de geração em geração, representando desde pequenos grupos sociais até populações inteiras. O IRPH, como órgão oficial de reconhecimento do patrimônio no município, trabalha com ações de promoção e divulgação desses bens”, afirma Laura Di Blasi, presidente do IRPH.

Cada participante poderá inscrever, de forma gratuita, no máximo, 10 fotografias até o dia 25 de março. As fotografias poderão ser coloridas ou em preto e branco e deverão ser enviadas em formato impresso e digital (jpg). As imagens digitais deverão possuir as dimensões de 1080×1080 pixels e resolução de 300 PPP (pontos por polegada) e as fotografias impressas em papel fotográfico deverão possuir dimensões de 15×15 cm e resolução mínima de 300 PPP. As imagens não poderão apresentar qualquer tipo de montagem e não serão permitidas alterações drásticas – como retirada ou inserção de elementos – ou uso de efeitos especiais.

As imagens serão analisadas por uma comissão julgadora composta por técnicos do IRPH e membros da sociedade civil, que irão escolher as 60 melhores imagens, sem ordem classificatória. Para informações sobre o envio das imagens, visite o regulamento no site do Instituto https://www.rio.rj.gov.br/web/irph/em-andamento .

Esta edição do concurso faz parte do escopo do Grupo de Trabalho de Requalificação do Centro do Rio de Janeiro, que abrange as 1ª e 2ª Regiões Administrativas, coordenado pelo IRPH e composto de um plano de ações que visam a recuperação, conservação e ordenamento do espaço público, trazendo melhorias que serão fundamentais para a atração de novos moradores para a área central da cidade. Desde que foi sancionado em julho de 2021, o Plano Urbano Reviver Centro já registrou 14 pedidos de licenças dentro das novas regras urbanísticas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Concurso de Fotografias celebra o Patrimônio do Centro do Rio

1 COMENTÁRIO

  1. A atual gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro segue coerente com a diretriz básica de seu mentor, Eduardo Paes. Muita propaganda e pouco resultado para os cidadãos cariocas. A “ideia” do ‘reviver o Centro do Rio’ é válida desde que priorize ações imediatas e necessárias. Sinceramente, concursos de fotografia são bons para dar evidência a uma ‘aparente’ ação governamental, que na verdade só resulta em notícia. O importante é que as ruas do Centro, assim como aquelas de outros tantos bairros da Capital fluminense pedem reparos em suas calçadas, pavimentação das ruas, recuperação de praças, recuperação de ciclovias, a supervisão constantes da sinalização do tráfego, e tantas outras ações que não parecem constar da agenda de trabalho das Secretarias do Sr. Prefeito.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui