Ônibus elétrico se despede de Madureira neste fim de semana

Ao som do Bailinho da Crespinhos, este será o último fim de semana em que o veículo circula pelo bairro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Gui Espindola

O ônibus elétrico do projeto “Verão verde” se despede de Madureira neste fim de semana, com apresentação do Bailinho da Crespinhos, do coletivo Crespinhos S.A., neste sábado (29/01). O grupo se apresenta uma hora antes e durante a sessão de 11h30 do tour promovido pelas secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte.

Criado em 2015, o Bailinho da Crespinhos participou de festivais importantes, como o Latinidades em Brasília, além da Feira Preta, a maior da América Latina. 

O ônibus de baixa emissão parte do Parque Madureira às 10h, 11h30 e 15h, deste sábado e domingo. Para garantir os ingressos de forma gratuita, acesse o site.

O ônibus elétrico e cultural de Madureira ofertou à população um novo modo de andar e olhar a cidade. Um modo que mostra a beleza da identidade cultural do subúrbio e do carioca. E faz isso com cuidados de segurança e dedicação para entregar uma boa experiência cultural para os cariocas num momento tão difícil da pandemia. Esse é o papel da cultura”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini.

O circuito começa e termina na Arena Fernando Torres (Parque Madureira). São 10km durante 60 minutos, passando por Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; CUFA/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano.

A condução dos passageiros fica a cargo da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. Karolynne Duarte e Vilson Luiz são técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo. 

Começa pelas ruínas da casa de Paulo da Portela e chega à praça que também leva o nome dele, onde exaltamos traços da herança da história e cultura afro-brasileira. A confirmação de que é possível ter um turismo no subúrbio carioca de forma responsável e sustentável, a cada passeio mostramos a importância cultural e histórica dos bairros da Grande Madureira”, explica Karolynne.

A primeira cidade no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural, o Rio aproveita para lançar o “Zonas de Cultura”, iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, para alavancar a criatividade em várias regiões da cidade. O programa vai injetar R$ 1,5 milhão em ações culturais única e exclusivamente em Madureira, o coração criativo da Zona Norte carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ônibus elétrico se despede de Madureira neste fim de semana
lapa dos mercadores 2024 Ônibus elétrico se despede de Madureira neste fim de semana

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui