Neste sábado (29\01), a Casa Roberto Marinho leva ao público um catálogo sobre a exposição ‘O tempo completa: Burle Marx, clássicos e inéditos’ realizada em parceria com Instituto Burle Marx. Organizada pelo arquiteto e antropólogo Lauro Cavalcant, o arquivo de 296 páginas apresenta registros de pinturas, projetos, jardins e imagens da mostra que já reuniu mais de 15 mil pessoas desde sua abertura.
O catálogo propõe uma reflexão em diferentes temáticas sobre a trajetória do artista e suas expedições pelo Brasil. O movimento modernista se faz presente através de textos escritos por Lelia Coelho Frota, Guilherme Wisnik, Jacques Leenhardt, Paulo Venancio Filho, Leonel Kaz, Isabela Ono, Guilherme Mazza, Alice Granato, José Tabacow, Verena Andreatta e Farès el-Dahdah onde relaciona as obras de Burle Marx, bem como o caráter pictórico de seu paisagismo.
“O Instituto Burle Marx entende o seu acervo como sementes que inspiram as trocas de conhecimento para repensar a experiência de vida nas cidades e favorecer óticas plurais, afirmativas e colaborativas”, afirma Isabela Ono, curadora adjunta da mostra e diretora executiva do Instituto Burle Marx.
Renomado internacionalmente, o artista plástico e paisagista brasileiro deixou um legado reproduzindo em seus projetos elementos da natureza e cultura brasileira. Suas obras imprimiam caráter holístico e plural, onde reuniam diversas de suas referências e paixões. O lançamento do catálogo será aberto ao público respeitando os protocolos de segurança onde deverá ser realizado o agendamento on-line através do site.