Fiocruz lança projeto inovador de testagem de Covid-19 nas favelas do Rio

O serviço já está disponível em Manguinhos e em breve também será oferecido na Maré

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de idosa realizando teste de Covid-19 - Foto: Fabio Teixeira/NurPhoto/Getty Images

A Fiocruz em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o projeto Conexão Saúde lança o projeto De Olho na Covid. A medida consiste na abertura de polos itinerantes de testagem em Manguinhos e na Maré, com atendimento para os sintomáticos por telemedicina com o objetivo de reduzir a demanda da população na rede de atenção primária de saúde.

De acordo com os coordenadores do projeto de testagem, o aumento do número de casos se apresenta como um problema de proporções gravíssimas, pois pode produzir um colapso, principalmente, na atenção primária, diferentemente do que ocorreu nas primeiras ondas da Covid-19, quando o sistema hospitalar foi o mais atingido. Por isso, é de fundamental importância o desenvolvimento de estratégias de proteção ao sistema em sua base, que se encontra numa etapa de reorganização diante dos impactos produzidos.

Além de apoiar a estratégia da gestão municipal, as plataformas digitais incorporadas ao projeto permitirão ampliar o acesso à saúde, gerando o desenvolvimento de respostas rápidas e eficazes às demandas da população local e aliviando a procura nas unidades de pronto atendimento (UPAs), clínicas da família e outras emergências.

“Com a chegada da Ômicron e o aumento do número de casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou sua capacidade de testagem em 48 vezes. Isso foi e está sendo possível graças a parcerias como essa que estamos fazendo com a Fiocruz, para a abertura de mais centros de atendimento e testagem. Neste momento da pandemia, é importante que as pessoas com sintomas sejam testadas e mantenham o isolamento, para evitar transmitir a doença para outros”, explica o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

O serviço, está em funcionamento em Manguinhos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados das 8h às 12h, no Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (Rua Leopoldo Bulhões 952 – CCDC) em caráter permanente e, na Escola Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila (Avenida Dom Helder Câmara 1.184, Benfica), de forma itinerante até o próximo sábado (29/01), Na semana que vem, um novo local, ainda a confirmar, abrigará a iniciativa. Na Maré, o início das atividades acontecerá posteriormente. A iniciativa poderá ser ampliada, de acordo com a necessidade. Não é necessário realizar agendamento prévio.

Com capacidade diária para testar em cada polo 400 pessoas, entre sintomáticas e seus possíveis contactantes diretos, a iniciativa possibilitará a implementação de um modelo de processamento de informações robusto, subsidiando o monitoramento da situação epidemiológica em tempo real e a execução de mapas de riscos dentro das respectivas comunidades.

“Nesse momento da pandemia, com a nova variante Ômicron, a testagem passa a ser a melhor forma de conhecer a transmissão do vírus, garantir medidas sanitárias, distanciamento social e quarentena capazes de diminuir a velocidade da contaminação. Aliada à testagem, o avanço da vacinação nas crianças pode nos ajudar a vencer a pandemia”, destaca Hermano Castro, um dos pesquisadores da Fiocruz envolvidos na coordenação da iniciativa.

O projeto reforça a importância das tecnologias sociais no território, contando com apoio das lideranças comunitárias, fundamental para a melhor comunicação sobre o impacto da pandemia nas populações vulnerabilizadas.

“Os polos de testagem podem ser a diferença entre a vida e morte de muitas pessoas. A ideia que prevalece no Conselho Comunitário de Manguinhos e na Redes da Maré é que o projeto assuma uma perspectiva efetivamente participativa, ampliando assim seu alcance e resultados”, enfatiza André Lima, do Conselho Comunitário de Manguinhos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fiocruz lança projeto inovador de testagem de Covid-19 nas favelas do Rio
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

1 COMENTÁRIO

  1. Obviamente que todos os testes são pagos pelo contribuinte que é extorquido diariamente pela prefeitura com IPTU altíssimos, taxa de iluminação, bombeiro, lixo e multas de trânsito. Eu que tenho plano de saúde caríssimo, que aumenta 10% aa, não consegui fazer a testagem, todos os laboratórios estão ocupados , não atendem telefone, mas se vc quiser pagar por fora os kits de testagem milagrosamente aparecem do nada. Surreal.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui