O Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), junta de especialistas que assessora a Prefeitura do Rio, irá discutir na próxima segunda-feira, 07/02, a queda de todas as medidas de proteção contra o Coronavírus em vigor. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, os cientistas vão bater o martelo sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras e avaliar o estabelecimento de uma meta de cobertura vacinal da dose de reforço para o fim do “passaporte da vacina”.
A reavaliação acontece na semana seguinte ao dia em que o índice de positividade para a doença atingiu o menor patamar do ano, de 6,8%. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A revisão do protocolo do uso de proteção facial foi debatida no último encontro do grupo, que preferiu, contudo, adiar a discussão para meados de março, para observar se os indicadores da pandemia se manteriam em nível baixo. A nova reunião dos especialistas estava marcada para o próximo dia 14/03, mas foi adiantada para o dia 7 a pedido do prefeito Eduardo Paes.
Até lá, contudo, as máscaras seguem obrigatórias em locais fechados.
Ansioso pelo D.O. do município de terça-feira!!!!
Depois desse Carnaval , eu pensei que o Decreto do “nervosinho da Odebrecht”, que torna obrigatório o uso de focinheira , fosse Revogado automaticamente.
Falou besteira, amigo: o decreto é de 18/Jun/2020 e foi sancionado pelo Crivella!!!
Vc não gostar de um ou outro politico, tudo bem, mas INFORME-SE antes de proferir besteiras.
DESINFORMAÇÃO IGNORANTE. Talvez essa seja a grande “pandemia” que assola nosso País…
Esse prefeito é um fanfarrão, ele ta fazendo tudo isso com olho no carnaval q ele quer liberar, eu acho muito cedo pra liberar o não uso das máscaras em locais fechados pra mim deveria ser só liberado nos meados de abril e olhe lá
Tá doido??? O carnaval acabou de acabar!!! Essa decisão ainda vai ser tomada no dia 08, dias após o término do carnaval e do período de avaliação de contágio.
E outra: meados de março para meados de abril??? Vinte e poucos dias farão “muuuuuuita” diferença (para não dizee o contrário). A solução é simples: se for revogada a obrigatoriedade do uso eu mesmo ñ usarei, mas quem quiser continuar, é uma opção.
É muita polêmica para uma solução simples…
Isso é totalmente errado, pois tivemos um carnaval com várias aglomerações em festas fechadas e na rua com as pessoas Sem Máscara, isso significa que à COVID-19 vai subi outra vez daqui a uns 15 dias, pois o Vírus ? continua no AR aqui no Rio e em outros estados e prefeitura..
Temos que continuar usando máscaras, numa cidade que a própria população não tem respeito às leis e nunca usaram as máscaras direito no rosto .. ???
Carlos acho que vc está meio mal informado. O tempo de incubação e surgimento de sintomas do Covid é de 03dd. Hoje, após exame positivo, o tempo de licença médica é de apenas 05dd (07dd nos casos de maior gravidade).
E outra, o vírus não está “no ar”. Ele MORRE no ar pois a proteína que o protege desidrata e ele resseca (daí a necessidade de higienizarmos mãos e etc com álcool gel, pois essa é a função dele). O vírus é transmitido por gotículas de saliva ou muco, por isso usamos máscaras de proteção facial.
Finalmente!!!
Mais uma explosão de casos vindo em poucos dias…
Discordo de sua opinião. Na verdade só vai “oficializar” o que já se vê nas ruas. Quase ninguém mais usa máscaras e, na maioria das vezes, sequer são repelidos em ambientes fechados como restaurantes e shoppings.