Quem são os pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro em 2022?

Diferente da eleição para Prefeito do Rio em 2020 que foram mais de 10 candidatos, a eleição para governador do RJ em 2022 deve ter apenas 5

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

Falta pouco para as eleições para governador do Rio de Janeiro em 2022, elas acontecem no dia 2 de outubro. E tudo indica que será uma eleição com poucos candidatos, pouquíssimos. Até o momento (02/03), apenas 5 nomes estão na corrida! Para efeito de comparação, para prefeito do Rio foram 13 candidatos, sendo que 11 poderiam participar do debate na TV.

Vamos aos nomes dos pré-candidatos, devem ser estes que participarão de debates e terão espaço nos jornais da TV:

Claudio Castro (PL)

51786428430 da47bcfd35 k Quem são os pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro em 2022?
Governador Cláudio Castro participa do leilão da segunda fase da concessão de saneamento. Foto: Rogerio Santana

Claudio Castro é o atual governador do estado do Rio de Janeiro, era o vice improvável de um candidato impossível, tornando-se governador após o impeachment de Wilson Witzel. Antes da vice-governadoria tinha sido apenas vereador da capital por 2 anos. Apesar disso, conseguiu fazer um mandato com o apoio de várias forças políticas – não por acaso dos 32 partidos, 15 o apoiam.

É o franco favorito para as eleições de 2022 e, além de um governo com muito apoio, conta com as máquinas estadual e federal. Sem contar os bilhões que entraram com a concessão da Cedae, que lhe garante um grande fôlego para a campanha que está por vir e o aumento dos royalties do petróleo.

Marcelo Freixo (PSB)

Marcelo Freixo Quem são os pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro em 2022?
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Deputado muito bem votado quando era do PSol, Marcelo Freixo foi para o PSB para tirar a pecha de radical. Foi essa imagem um dos principais motivos que o fez perder a eleição para prefeito do Rio em 2016 para Marcelo Crivella. Mas encontra dificuldade na campanha para alcançar este objetivo.

Freixo, diferente de 2016, deve contar com apoio também do PT, Rede, PV e outros partidos. Isso garantirá a ele um tempo de TV que nunca teve, além de entrada em cidades como Maricá, onde o PT domina. No meio dessa conjuntura, é o favorito para ir ao 2º turno com Castro.

Felipe Santa Cruz (PSD)

Felipe Santa Cruz Quem são os pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro em 2022?

Felipe Santa Cruz foi presidente da OAB até o início deste ano. Normalmente com o nome mais ligado a esquerda, será o candidato do prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD). E é em Paes que ele apostará para tentar se mostrar competitivo, mas terá muita dificuldade. Além de um completo desconhecido (o que não é problema, afinal o Rio elegeu Witzel), a máquina de Paes funcionará para tentar eleger seus secretários para deputados federal e estadual.

A possível ida de Eduardo Leite, atual governador do Rio Grande do Sul, para o PSD e sua consolidação como 3ª via pode ajudar, especialmente em uma campanha que poderá se mostrar independente de Lula ou Bolsonaro. Mas Santa Cruz já foi candidato pelo PT, o que não ajudará nesta imagem.

Rodrigo Neves (PDT)

37356200621 a176cf2a38 o Quem são os pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro em 2022?
Fotos: Janine Moraes/MinC

Duas vezes prefeito de Niterói e conseguindo fazer seu sucessor no 1º turno com mais de 62% dos votos, isso poderia colocar o candidato do PDT, Rodrigo Neves, como um dos favoritos para a corrida pelo Palácio Guanabara. Mas, no meio do caminho do seu 2º mandato, Neves foi preso por envolvimento com esquema de propina em setor de transportes, acabou sendo solto e nega o envolvimento.

Mesmo sendo inocente, a prisão será um grande entrevero para Neves. Será obrigado a passar toda a campanha tendo de explicar a prisão, especialmente em um estado que teve quase todos seus últimos governadores presos. Alguns até consideram que ele nem deve tentar a candidatura, talvez apoiando o candidato do PSD e vindo a deputado federal.

Paulo Ganime (Novo)

Paulo Ganime Gabinete 31 Quem são os pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro em 2022?

O deputado federal de 1º mandato, Paulo Ganime, é o pré-candidato do NOVO a governador do Rio de Janeiro em 2022. Sem experiência em administração pública, apostará no nome do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, de seu partido. Terá muita dificuldade em surpreender, já que seu partido conta com pouca capilaridade pelo interior e uma força na classe média que deve caminhar com Castro.

Entretanto, não podemos deixar de lado que o Rio pode escolher um nome realmente de fora da política por ele. Talvez quebrando um paradigma de décadas, mas difícil, muito difícil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quem são os pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro em 2022?

53 COMENTÁRIOS

  1. Que DEUS tenha misericórdia do Estado do Rio de Janeiro! Pessoas como Marcelo Freixo, Felipe Santa Cruz e alguns outros não merecem esse cargo pois se o Rio está ruim, ficará pior. DEUS ajude o povo fluminense!

  2. Nenhum destes candidatos são capazes de governar o Rio de Janeiro, já sofremos demais com a incompetência de governadores corruptos, descompromissados com o nosso estado.

  3. O Rio está jogado numa grande lixeira onde se levantam os piores candidatos.
    Bandidos, corruptos que não pensam bem um pouco no cidadão carioca. Traficantes e milicianos já tomaram conta da nossa cidade, não precisamos de mais um governador que defende integralmente as drogas e os bandidos.

  4. ESSA LISTA DEVE SER ENVIADA PARA COMLURB, PARA FAZER A RETIRADA DO LIXO. ESPERO COMO CARIOCA TER A OPORTUNIDADE DE PASSAR A MINHA PROCURAÇÃO PARA UMA PESSOA HONESTA, COMPETENTE E DE RESPEITO E NÃO PARA MAIS UM CORRUPTO.

  5. Eu fico bobo que tem candidato colocando seu gabinete para rasgar elogios aqui kkkkkkkkk… muito visível! Tem vergonha, não?!? Acha que ninguém percebe?!? Para quem não percebeu, pela forma de redigir o texto e os elogios desproporcionais… é um tal candidato que defende o fim da PM, defende bandidos como ninguém e mudou de partido para fingir que não é mais aquilo de antes ???

  6. Boa noite, dos candidatos apresentados, nenhum faz a minha cabeça. É uma pena não ter um candidato de peso, da direita e que tenha compromisso com o povo que antes de mais nada são os contribuintes q pagam o seus salários , uma pessoa ligada ao presidente para colocar moral nas pessoas q querem levar vantagem.

  7. Paulo Ganime é de longe o mais capacitado e pode fazer um mandato similar ao que o Zema está fazendo em MG e é aprovado pela imensa maioria dos mineiros.

    • Concordo e também vou de Ganime no primeiro turno. Considerando que as chances dele são pequenas, no segundo turno voto em Cláudio Castro.

  8. O que nos falta, falta não, nos é negado, é educação suficiente pra entendermos que política é um jogo de poder e que toda e qualquer mudança só ocorre se o poder instituído aprovar. Precisamos entender que se algo melhorar pra população será para beneficiar algum nicho de negócio e se não beneficiar é porque está beneficiando outros interesses.

    Sempre depende de quem “paga” mais, ou é mais influente num determinado governo. O que podemos perceber é que quando a esquerda está no poder o nicho que ganha quando a população é beneficiada impera. Então entre se fudeu e ter alguma migalha pra se alimentar eu fico com a migalha. Morrer de fome enquanto os outros comem é o projeto da direita para o pobre de direita que ainda defende redução da máquina pública como solução dos nossos problemas.

  9. Ruas esburacadas, mafia do reboque, industria das multas, milicia dominando zona oeste, policia prendendo com foto de Facebook como prova…enfim, o Rio de Janeiro continua lindo!

  10. Saudações.
    Sem arrependimento de ser feliz em um Estado falido por políticos sem compromisso social e com pensamentos apenas em seus grupos particulares.
    EU voto no PSB, No Atual Dep.Federal.
    Fleixo o mais compromissado com às lutas populares e sociais.
    Saudações sempre.

  11. Freixo é a única opção. O resto é mais do mesmo. Quem votou na Whitney, no pezão, Cabral, garotinho e ficou satisfeito, ok. Siga no mais do mesmo. ?( •_• )?Mas quem quer ver mudança de vdd tem q começar a mudança em si msm. E Freixo é a única opção pra isso. Não tem como querer melhora e continuar votando igual, né, RJ? – tamo sendo chacota no Brasil inteiro por não saber votar. Bora fazer diferente.

  12. Chega de eleger picaretas. O Rio Merece um governador sério, comprometido com a mudança, preocupado sobretudo com os mais carentes… Vamos lá Marcelo Freixo, nós represente. Estamos com você…

  13. Se Marcelo Freixo ganhar,vai sucatear a Força Policial do Rio.A esquerda faz da vida do cidadão um inferno.Não esqueçam do ganho político que Freixo tentou adquirir com a morte de Marielle . Ele representará o Fundo do poço para o nosso Estado.Espero que o Fluminense não caia nesta armadilha.

  14. Estou com o Luiz Fernando Rezende. O Pais e o mundo passam por reduçao de custos e no Brasil os custos so aumentam. Precisamos diminuir a maquina pùblica e ampliar o investimento no pequeno produtor de todas as categorias

  15. Faltou na lista o Prof. Eduardo Serra (PCB), especialista em Economia e Relações Internacionais.
    É um homem muito correto, íntegro e totalmente avesso à corrupção. O RJ tem muito a ganhar com ele.

  16. Sem dúvida o mais preparado é o Freixo. Luta pelos mais humildes com transparência. Infelizmente nossa população é teleguiada em fakes e notícias de racismo e votam em candidatos mais ricos, que prejudicam os menos favorecidos. Fizeram isso votando no Crivella e viu o que Deus.

  17. Tô contigo e não abro, Luiz.
    Gostaria muito que o Luiz Lima viesse candidato a governador. Aí o meu voto seria dele. Mas na conjuntura atual só dá para o atual Cláudio Castro.
    Coitados de nós caiocas. Meu Deus…

  18. ???, gosto de ver as análises, esculacham a esquerda que só governou o RJ uma vez com Brizola do pdt, quem governou o RJ mais foi a direita, que sempre a jogou no buraco, assim como na presidência da República, que foi governada uma vez com o pt que nos elevou a sexta economia mundial, mas fazer o que uns gostam do colírio outros amam a remela.

  19. Meu Deus!!! São ESSES os candidatos??! Tem até ex presidiário! O Rio está cada vez pior de candidatos. Eu não sei o que se passa na cabeça dos cariocas. A esquerda entrou ali e não quer mais sair, e a população não se importa. Isso é pra rasgar o título de eleitor.

  20. O melhor candidato é o Paulo Ganime, mas ainda não é a hora dele.

    Cláudio Castro o menos pior.

    Marcelo Freixo é uma piada, não sabe nada de gestão, seria um governador das redes sociais, pois trabalhar ele nunca gostou, com ele o Estado do Rio seria um caos.

    Felipe Santa Cruz é um PIADA DE MAU GOSTO!! Não teríamos um governador, mas um (DES)governador, um militante político num cargo de executivo, vejam na merda que foi Lula.

    REFORMA POLÍTICA, com redução de número de mandatos, prova para ser candidato, fim da reeleição, voto distrital, redução de 80% do fundo partidário, fim das mordomias dos políticos… URGE uma reforma política profunda e ampla, com a redução dos número de políticos, por exemplo temos 58 mil INÚTEIS VEREADORES, poderiam ser 20 mil e com redução de salários e mordomias.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui