A partir desta segunda-feira (07), não é mais necessário utilizar máscaras de proteção facial em ambientes fechados no Rio de Janeiro. A decisão, tomada pela Prefeitura em conjunto com o seu Comitê Científico, foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município. Vale lembrar que, em espaços abertos, o uso já estava facultativo desde outubro de 2021.
”Temos a menor transmissão desde o começo da pandemia, de 0,3, e uma positividade menor que 5%, com uma redução gradativa ao longo das últimas semanas”, explicou o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz.
A esperada decisão já havia sido tomada pelo município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, após a permissão dada pelo Governo do Estado. O uso do acessório já vinha caindo em toda a cidade, mas o protocolo do ”tira, bota e tira” para entrar em restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos permanecia. Seu uso continua, é claro, opcional para quem quiser manter-se de máscara.
”Passaporte da vacina” pode cair em 21 dias
Já em relação ao ”passaporte da vacina”, isto é, a obrigatoriedade de comprovar estar imunizado contra a Covid-19 para entrar em locais fechados, continuará valendo na capital fluminense. No entanto, de acordo com o prefeito Eduardo Paes, esse panorama pode mudar em até 3 semanas, caso o Rio chegue a 70% da população com a dose de reforço contra o Coronavírus.
”Com um esforço para vacinar aqueles que podem tomar dose de reforço, em 3 semanas acabamos também com o passaporte”, afirmou, via Twitter, na manhã desta segunda (07/03).
O carro na frente dos bois, a diversão antes da saúde, nenhuma novidade. A única máscara hoje que parece interessar ao repeteco dessa péssima gestão municipal do Rio de Janeiro é a máscara de carnaval, que bate à porta. Uma festa para o vírus pandêmico.Uma gestão diferente e verdadeira à frente da Prefeitura do Rio de Janeiro se preocuparia com as deficiências crônicas na Saúde, Educação e Transportes Públicos. Estes últimos verdadeira fonte de tormentos ao cidadão carioca por escolhas equivocadas de obras públicas, como os obsoletos BRTs e suas vias “expressas”, como a aberração viária da Transcarioca,em vez de metrô subterrâneo. Enquanto tivermos governantes desse naipe, que priorizem espetáculos para turistas em vez do que realmente importa para as populações historicamente abandonadas pelo Poder Público, no dito subúrbio não teremos desenvolvimento. Ainda levaremos muitos anos, infelizmente, para termos governantes que priorizem de fato o bem-estar geral da sociedade.
Quem quiser usar?! Use. (Fique em casa também)
Quem quiser não usar?! Não use.
OBS; ficar discutindo e debatendo sobre um assunto que NINGUÉM AQUI tem controle ou poder de mudar não vai adiantar merda nenhuma. Tome seus cuidados e tome conta da sua vida.
Concordo 100%
Finalmenteeeeeeee!!! Máscara nunca mais!
Precipitado
Gabriel, não tem o que falar, não fale besteiras…
– H3N2 foi uma variante da H1N1 para qual já tomamos vacina anualmente e os surtos são algo comum (daía necessidade da vacina) e que são erradicados em pouco tempo;
– Primeiro caso de Ômicron no Brasil foi no RS em 27/Nov/21. Aqui no RJ o primeiro caso foi diagnosticado em 20/12/21 (quase UM MÊS depois);
– Quer comparar mesmo? Então vamos fazer algumas comparações do último levantamento em 06/03/21 (VOU FALAR SÓ DE SUDESTE):
Casos Confirmados
SP – 5.061.077
MG – 3.233.647
RJ – 2.011.573
ES – 1.027.363
Incidência/100.000hab
ES – 25.564,9
MG – 15.275,5
RJ – 11.651,2
SP – 11.021,7
FONTE: covid.saude.gov.br (qual é a SUA fonte?)
Nossa taxa de mortalidade, segundo o boletim epidemiológico emitido HOJE, é de 18,3/100.000hab, ou seja 01 MORTO PARA CADA 5.465 RECUPERADOS (um morto para cada DUAS ESCOLAS DE SAMBA)
Nossa taxa de letalidade (mortos x infectados) é de 0,3%, lembrando que cerca de 90% dos internados (hoje cerca de 92 pacientes em TODA REDE HOSPITALAR) é composta de pessoas que não tomaram a vacina.
Nossa taxa de vacinados acima de 18 anos é de 99,5% e da população total (acima de 5anos) é de 89,2%
FONTE: Painel COVID – Prefeitura do RJ
Conclusão: tem muito idiota que não respeita os protocolos, isso é um fato, mas daí a dizer que o RJ vive em um pandemônio, uma anarquia total, que estamos vivendo em risco e que somos mau exemplo para outras cidades. AH!!! VÁ CATAR COQUINHOS (para ser bem educado…)!!!
É o seguinte; quem quiser usar máscara, ok. É seu direito. Quem não quiser, o direito agora é IGUAL!!! O que não pode é ficar com alarmismos desnecessários. Já passamos dessa fase lá no início de 2020…
Querido, aprenda a analisar os dados… é só vc dividir a quantidade de mortos por covid no Estado do Rio de Janeiro (71956 até ontem, 06/03/2022) pela população do Estado, que é de 17 463 349 habitantes. Multiplicando por 100.000 dá o valor de 412 mortos por covid por 100.000 habitantes. Me fala qual outro Estado além do RJ, com exceção do MT, dá numa taxa maior?
Com quantidade de infectados a análise é ainda pior, pois muitos contaminados sequer fizeram testes por falta de dinheiro ou de disponibilidade pra isso, adoeceram e não entraram nas estatísticas.
E não me vem com estatística de contaminados da última semana, desde 26 de fevereiro não dá pra contar com as estatísticas medidas pois foi feriado de carnaval e obviamente o contágio cairia, pois sempre que é feriado e fim-de-semana se contabilizam menos contágios por conta do fechamento de unidades de saúde e das folgas dos profissionais. Obviamente o teu amado Dudu Paes e a equipe dele sabiam disso e aproveitaram a “deixa” pra dizer que tá tudo bem com a pandemia e podia liberar geral, numa clara medida eleitoreira pra agradar comerciantes e outros setores que dependem de aglomerações pra ganhar dinheiro. Vocês estão pagando pra ver de novo, só resta saber o preço que todos vão pagar.
Eu não falei dos primeiros casos de omicron e H3N2 no Brasil, falei dos primeiros SURTOS, ou seja, das primeiras EXPLOSÕES de casos, aprende a interpretar o que lê. Claro, num lugar que ninguém usa máscara nem faz distanciamento social, obviamente seria onde começariam os surtos no país.
Acrescentando: educação você não tem nenhuma. Pessoas que se recusam a usar máscara em ambientes fechados e aglomerados são mal educados e não respeitam o próximo. O Rio sempre foi uma anarquia total, não é exemplo de nada que preste pra outras cidades no quesito pandemia e em muitos outros. A taxa de vacinados do Estado não chega a 67% com as duas doses, o município do Rio de Janeiro só tem taxas mais altas porque trabalhadores de outras cidades vizinhas aproveitam pra se vacinar na capital, abaixando os índices de suas cidades de origem. Não adianta nada usar máscara tendo um monte de gente ao meu redor soltando saliva, especialmente em ambiente fechado! Em ambiente aberto sem muita gente até é tolerável, mas em ambiente fechado não tem motivo pra essa medida!!!!
Total falta de respeito com o próximo, não é a toa que a cidade do Rio é um favelão, povo todo abandonado a própria sorte num lugar desestruturado e que não tá nem aí pro seu cidadão, só pensa em enriquecer mais ainda quem já tá rico às custas de um povo ignorante e desinformado.
Gabriel, use sua máscara N95 e seja feliz. Você estará protegido não importa o que gritem contigo na sua cara. Não invente moda.
Do seu comentário se nota a falta de empatia e de respeito ao próximo. Depois aparece o povo na fila do hospital e na UTI e não sabem por que.
Gabriel, não cabe esse papo de empatia, isso aqui é um jornal que lida com fatos – não é torneio de quem é mais bondoso ou maldoso. A máscara N95 foi feita pra proteger independentemente do próximo. Se não fosse assim, os médicos e enfermeiros estariam em maus lençóis sempre, dependendo da “empatia” dos doentes ou do vírus.
Em resumo, você tem a opção: a máscara N95, atinge o seu objetivo: proteger-lhe. Estando você protegido, você está protegendo o próximo (porque você não estará passando para ninguém).
Não cumpre a sua necessidade de demonstrar virtude e bom-mocismo? Cumpre sim!
Sim, medida populista, que não é amparada na ciência.
Patético e grave.
Demorou até pra isso acontecer
Surto de H3N2 no Brasil – surgiu no Rio
Surto de omicron no Brasil – surgiu no Rio
Estado com a segunda maior taxa de mortos por 100 mil habitantes – RJ (só perde pro Mato Grosso)
Motivos – RJ é o Estado que menos respeita protocolos anti-covid.
Conclusão – Parece que o RJ quer cultivar novas cepas e novos vírus no país.
Você pode continuar usando
Demonstre pra toda a sociedade que você é um cidadão exemplar e que quer se mostrar a todos como um exemplo de virtude radiante e bom-mocismo. Use sua máscara, não encha o saco dos outros.