Imperatriz Leopoldinense, São Clemente e Portela iniciam ensaios técnicos do Grupo Especial

Os ensaios no Sambódromo reformado aconteceram neste domingo e contou mais de 25 mil pessoas nas arquibancadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Os sambistas finalmente se reencontraram com o Sambódromo no último domingo (13/03), após a conclusão das reformas. As escolas de samba Imperatriz Leopoldinense, São Clemente e Portela realizaram suas apresentações, que contou com a participação do público na arquibancada. De acordo com a Liga Independe das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), mais de 25 mil pessoas foram à Sapucaí.

A primeira escola a entrar na avenida foi a Imperatriz Leopoldinense. A Campeã da série Ouro em 2020, vitória essa que lhe possibilitou retornar ao Grupo Especial, terá como enredo “Meninos eu vivi… Onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine”. A Agremiação irá homenagear o carnavalesco Arlindo Rodrigues, que completaria 92 anos em 2022, faleceu em 1987 e ajudou a escola a conquistar campeonato em 1981 com o enredo “O teu cabelo não nega”, reeditado pela escola em 2020 como “Só dá Lalá”, quando novamente lhe rendeu o campeonato, dessa vez da Série Ouro.

André Bonatte, Diretor Cultural da Imperatriz Leopoldinense, disse ao DIÁRIO DO RIO, que a escola está empolgada e preparada para o desfile em abril.

“Ter sido a primeira Escola de Samba a proporcionar o reencontro do carioca e a Marquês de Sapucaí foi sem dúvida um momento de enorme emoção! Não tenho dúvidas do quanto nossa comunidade está orgulhosa do que apresentou na avenida! Que venha o desfile! Estamos prontos!”, afirmou André.

imperatriz 1 Imperatriz Leopoldinense, São Clemente e Portela iniciam ensaios técnicos do Grupo Especial
Foto: Liesa

A São Clemente foi a segunda escola a realizar seu ensaio técnico. Com enredo “Minha vida é uma peça”, a agremiação prestará uma homenageia o humorista Paulo Gustavo, que faleceu vitima de Covid-19 em 2021. A escola vai contar de maneira alegre a vida do humorista. Não haverá tristeza, mesmo o desfile sendo iniciado em uma espécie de céu batucada, onde Paulo irá encontrar personalidades com confetes e serpentinas esperando por ele. O enredo vai passar também pela trajetória profissional de Paulo, até seu grande sucesso Minha Mãe é uma Peça, pelo encontro do humorista com seu marido, Thales e a realização do sonho de formar sua família com a chegada dos filhos do casal.

De acordo com Tiago Martins, carnavalesco da São Clemente, o ensaio técnico foi emocionante, do jeito que a escola já imaginava que fosse ser.

“A gente só agradece essa oportunidade de voltar a pisar na pista, de voltar a ir á Sapucaí, respirar o samba, respirar a cultura. Só foi alegria. Era o que a gente já esperava. Já deu para sentir um pouco da emoção que vai ser o nosso desfile. Eu me emocionei várias vezes, como vi várias pessoas se emocionando e a expectativa são as maiores. A gente tá trabalhando bastante, a gente tá correndo para tudo sair muito bonito, muito impecável, como era o nosso homenageado Paulo. Estamos fazendo um carnaval do tamanho que Paulo era, do que Paulo é.”. explicou o carnavalesco.

sao clemente 1 Imperatriz Leopoldinense, São Clemente e Portela iniciam ensaios técnicos do Grupo Especial
Foto: Rafael Arantes

Junior Escafura, um dos responsáveis pela comissão de carnaval da Portela, enfatizou que o ensaio técnico foi de grande importância para escola, inclusive pelo reencontro com o público, com os torcedores e componentes da escola.

A Portela foi a última agremiação a realizar seu desfile técnico neste domingo (13/03). A escola vai levar para avenida o enredo “Igi Osè Baobá” dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage, que fala sobre o Baobá, árvore gigantesca e milenar de origem africana, conhecida como árvore da vida. A planta representa resistência e por isso, o seu legado cultural e sua relevância também serão contados por meio da ancestralidade, identidade, memória e religiosidade. A azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira ainda irá abordar a questão dos escravos vindos para o Brasil e sua relação com a árvore.

“A expectativa para desfile da Portela é a melhor possivel. A escola fez um grande ensaio técnico. A escola solta, leve na avenida, cantando muito o samba. Todo mundo muito motivado, celebrando a vida, todo esse momento difícil que a gente passou. Então tá todo mundo muito entusiasmado, confiante de que a Portela fará um grande desfile, um grande carnaval, a altura das suas tradições”.  

portela Imperatriz Leopoldinense, São Clemente e Portela iniciam ensaios técnicos do Grupo Especial
Foto: Liesa

O ensaio técnico é uma espécie de simulação do desfile oficial, sem fantasias e carros alegóricos. Quesitos como evolução (andamento da escola) e a harmonia (canto e danço) são observados neste momento. O acesso do público as arquibancadas é gratuito.

No próximo domingo (20/03) ensaiam Paraiso do Tuiuti, Vila Isabel e Mangueira respectivamente. No dia 27/03 é a vez da Unidos da Tijuca, Beija-flor e do Salgueiro. Em abril, no dia 03/04 a Grande Rio e Mocidade realizam seus ensaios. Por fim, no dia 10/04, a atual campeã do carnaval, Unidos do Viradouro faz o teste de luz e som.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Imperatriz Leopoldinense, São Clemente e Portela iniciam ensaios técnicos do Grupo Especial
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

1 COMENTÁRIO

  1. há meus Parabens prefeito e Governador, Canaval abril 2022, guando já é amunciado nova pandemia na china que já esta dizimando o povo, voces tem memoria curta em novembro de 2019 já era amunciado a pandemia que estava se lastrando na china, e a OMS fez de morta, e o idolatrado prefeito e governador sambava e o povo sendo contaminado ja em abril 2020 estava decretado pandemia e amordassa pra todos, e morrem 600 mil pessoas, AGORA VAMOS CHEGAR A 1 MILHAO FACIL DE MORTOS CARNAVALESCO, VAMOS PARA CARNAVAL DE 2022.SALVE O PREFEITO VIVA

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui