Segundo levantamento de dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), analisados pelo Instituto Rio21, em 2020 houve 43 ocorrências de feminicídio no Estado do Rio de Janeiro. Dentre esses casos, mais de metade das vítimas eram pardas. Já o percentual de mulheres brancas afetadas por esse crime foi de 23,7%, assim como de pretas.
Quanto a idade, o perfil das vítimas é de 30 a 59 anos. 58,5% das mulheres que sofreram com esse crime se encontravam nessa faixa etária em 2020. Em contraste, os grupos menos afetados são de crianças e idosos, que juntos contabilizam apenas 12,2% dos casos.
Em relação aos dias da semana em que esses crimes acontecem, os dados apontam para sábado como o dia em que os feminicídios são mais frequentes. Aproximadamente ¼ dos casos são cometidos nesse dia.
Também é significante a parcela de feminicídios praticados aos domingos e terças-feiras, ambos representando 18,6% dos registros.
Por sua vez, o dia da semana em que são menos frequentes é segunda-feira. Apenas 2,3% das ocorrências de feminicídio de 2020 do Estado do Rio de Janeiro ocorreram nesse dia.
No que diz respeito aos horários em que os feminicídio são executados, a maior parte ocorre pela noite. 30,2% dos casos acontecem nessa faixa de hora. No período da manhã também são frequentes: representam 27,9% das ocorrências.
Já a faixa de hora que apresentou menos casos foi a madrugada. No entanto, apresenta um percentual igualmente elevado: 18,6%.