Daniel de Campos Sobral, 45 anos, natural de Nova Iguaçu, atual morador do Recreio dos Bandeirantes, é empresário e tem em suas mãos, a gestão de uma das mais icônicas marcas cariocas, de moda e design, que em 2022 chega a meio século: a SOBRAL.
A marca, que transcende o simples posicionamento de jóias e acessórios de resina de poliéster, nasceu da mente criativa e visionária de Carlos Alberto Sobral, pai de Daniel Sobral. Em plena década 70, envolta nos movimentos libertários e propulsores de uma estética colorida e disruptiva, a marca foi crescendo e ganhando notoriedade além do Rio de Janeiro, fato, que hoje, a transforma em uma das mais lembradas associações com a cidade mundo à fora.
Daniel Sobral não tem só o DNA herdado da marca, ele literalmente cresceu com ela, desenvolvendo uma profunda e irretocável aliança, que se reflete em diversos momentos memoráveis de sua vida.
“Para poder trabalhar, minha mãe improvisava um berço com duas cadeiras na fábrica.
Então, minhas memórias mais antigas são no meio da produção, vendo as peças sendo criadas e produzidas, das pessoas que passaram e de algumas que ainda estão na empresa. Das confraternizações e dos momentos difíceis que passamos nessa trajetória.” recorda Daniel Sobral.
A marca liderada hoje por Daniel Sobral remete a verdadeiras obras de arte, já que todas as peças são únicas — produzidas uma a uma, com formas e efeitos multicoloridos e inusitados que formam padrões que nunca se repetem, ofertando assim a percepção de exclusividade.
“Muito antes de sustentabilidade ser um tema comum, meus pais já se preocupavam com isso, meu pai guarda e utiliza fragmentos de resina nas suas criações há mais de 45 anos. Temos toneladas desse material guardado para uso futuro. Além disso, nossa empresa é familiar, a maior parte dos nossos funcionários tem mais de 20 anos na empresa, temos muitos irmãos, primos e muitas famílias foram construídas nesses 50 anos, inclusive eu e Sueli (esposa) nos conhecemos na empresa e vamos fazer 15 anos juntos”, relata Daniel Sobral.
Em 2012, mais um grande marco na linha do tempo da empresa ganhou destaque, com a construção do Parque Le Soleil, uma fábrica gigante em uma área verde de 58mil m2, localizada no município de Japeri, no Rio de Janeiro. Todo o avanço da nova fábrica Sobral foi realizado com procedimentos criteriosos para não provocar impacto ambiental. O parque recicla todo o lixo que produz e utiliza todos os rejeitos industriais de forma criativa em novas peças. Por suas práticas, o Parque Le Soleil, antes mesmo de sua conclusão, tornou-se a única fábrica do setor com licença ambiental do INEA e do ICM-Bio.
Além de ter todo um processo há muito focado nos preceitos da sustentabilidade, a Sobral desenvolveu uma relação passional com seus clientes, a maioria feminina, que carinhosamente são chamadas de Sobraletes, percebidas, assim, como membros de uma verdadeira família, gerando uma comunidade de consumidores fiéis e que orgulhosamente promovem a marca.
Assim, Daniel Sobral tem a responsabilidade de gerir mais de 25 pontos de vendas entre franquias distribuídas em Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Búzios, Parati, Ilha Bela e Campinas; lojas próprias no Rio de Janeiro, São Paulo e Paris, além de e-shops no Brasil e na França.
E antenado com o ritmo de expansão da marca Daniel Sobral, foca no planejamento da continuidade ainda muito longeva da marca, agregando mais sucesso a sua trajetória empresarial.
“A inovação é marca registrada da Sobral. Temos muitas coisas em desenvolvimento, não posso falar muito para não estragar a surpresa.” deixa em suspense Daniel Sobral.
Mas revela que no momento está em fase de lapidação uma nova coleção de bolsas em resina que segundo o próprio, está linda e irá coroar com mais elegância e sofisticação o universo Sobral.
Sem dúvida alguma a sinergia entre a marca gerida por Daniel Sobral e a cidade do RIO é plena.
“Acredito que as peças da Sobral transmitem alegria, calor e criatividade. Uma característica do povo brasileiro, em especial do carioca. O carnaval, o samba, bossa nova e tantas outras manifestações do espirito do Rio são reflexo e inspiração para nossas criações.” afirma Daniel Sobral.
Inclusive, além de toda a gestão dos negócios da marca, Daniel Sobral, também investe como autor ativo no processo criativo na concepção das peças, sobretudo objetos
“Eu sempre gostei de artes, design e arquitetura. Na adolescência estudei música, desenho, teatro, tive banda e atuei em algumas peças amadoras. Pensei cursar arquitetura na faculdade mas, como já estava trabalhando na Sobral e vivendo de arte como sempre sonhei, não levei a diante.”, comenta Daniel Sobral.
E durante março, no mês dos seus 50 anos, a Sobral tem presente para quem realizar compras acima de R$ 300,00 (Trezentos Reais): um par de brincos Kalinda, um clássico da marca.
Trabalho, persistência, resiliência, inovação, brasilidade e charme são atributos que estão contidos, tanto na Sobral quanto na cidade do Rio e por isso mesmo estão presentes no coração de tantos.
Parabéns Sobral!