O governador Cláudio Castro (PL) inaugurou, nesta quarta-feira (23/03), uma unidade de ensino da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos, onde esteve em visitação para dar início a outras obras.
Na nova unidade de Faetec serão oferecidos cursos de qualificação, graduação e preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, a unidade oferecerá 540 vagas por ano nos cursos de Assistente Administrativo, Programador de Dispositivos Móveis e Idiomas. Para os pré-vestibulares Cecierj e Cederj, serão 100 oportunidades e 30 vagas, respectivamente.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Serginho, enfatizou que o objetivo da inauguração da nova unidade da Faetec é, não somente, formar novos profissionais mais qualificados, mas também mudar trajetórias de vida dos seus alunos.
“Nossa missão é fazer da Educação uma mola propulsora de histórias. Abrimos hoje mais que um prédio, um lugar capaz de gerar grandes trajetórias e mudar a realidade de muitas pessoas”.
Na visita à Região dos Lagos, o governador Cláudio Castro também presenciou o início de outra importante obra para a região: a RJ-102, que passará por intervenções significativas. A previsão é que as obras sejam entregues em julho.
À RJ-102 serão destinados R$ 38 milhões para a sua revitalização, que inclui drenagem, terraplanagem, pavimentação com construção de calçada e ciclovia, além da construção de novo trecho de 3,8 quilômetros de acesso à cidade de Búzios.
O secretário das Cidades, Uruan Andrade, enfatizou o movimento de interiorização das obras do governo do Estado do Rio, fato que impulsionará o turismo e a economia fluminenses.
“O Estado está passando por uma profunda transformação, olhando com atenção para as estradas do interior e recuperando vias que são fundamentais para o turismo e economia fluminenses”.
O Governo do Estado também investirá R$ 200 milhões na reforma de 55 unidades da PM, entre elas está do 25º Batalhão de Polícia Militar, de Cabo Frio, onde serão reformados as áreas dos alojamentos e refeitórios, além da fachada da unidade, que será restaurada.
À imprensa, o Cláudio Castro declarou: “As obras entregues e lançadas hoje são essenciais para o desenvolvimento econômico e social da Região dos Lagos. São equipamentos como a unidade da Faetec, que vai garantir a capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Além disso, demos o pontapé inicial para as melhorias na RJ-102, que tem um problema histórico de engarrafamentos, e na revitalização do 25º Batalhão de Polícia Militar de Cabo Frio”.