O dia primeiro de abril, data em que é celebrado o Dia da Mentira, poderia ser chamado de Dia da “Caozada” pelos cariocas. Por onde se anda na Cidade Maravilhosa é possível ver alguém falando qualquer coisa que foge um pouquinho da realidade, sempre aumentando ou diminuindo alguma situação relacionada à geografia da cidade, ao comportamento geral das pessoas ou até mesmo ao clima.
Por ser a principal porta de entrada do turismo brasileiro, além de ícone da cultura, das artes e de intelectualidade em geral, o Rio de Janeiro também é alvo de muitas fake news, a famosa “invejinha” por parte dos nossos colegas brasileiros de outros estados, que também têm suas qualidades, evidentemente, mas sabemos que o Rio é insuperável.
Neste dia primeiro de abril, o DIÁRIO DO RIO listou algumas “caozadas” que nós cariocas falamos, e outras mentiras que contam sobre nós, confira:
“Tijuca é a Zona Sul da Zona Norte” / Tijuca é tão Zona Norte quanto Bonsucesso
“Não vai ter Carnaval de Rua no Rio em 2022” / AHAM, confia
“Vamos marcar” / Vocês NUNCA irão se ver
“Todo carioca vai à praia” / A maioria esmagadora não vai
“Rio 2 é Barra” / Não! Fica em Jacarepaguá
“Bangu é o bairro mais quente do Rio” / Irajá riu disso
“Moro a 20 minutos da praia” / disse o morador da Baixada Fluminense
“No Rio faz calor e sol o tempo todo” / Não é verdade. Chove bastante, inclusive
“Tô saindo em cinco minutos” / Já sabe que vai atrasar. E muito.
“O carioca é tudo malandro” / Muito pelo contrário…
“Melhor coisa de Niterói é a vista do Rio” / Que maldade! Niterói é uma bela cidade
“O Rio é só praia” / E as montanhas, Maracanã, Arcos da Lapa, Cristo Redentor, Corcovado, Floresta da Tijuca, museus, teatros, restaurantes?
“O Rio é só violência” / Temos muitos casos, mas nem sempre
Não dá pra negar… porém, segundo dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Públicas Aplicadas, divulgados em 2021, mostram que a capital fluminense não figura nem entre as 100 cidades, com mais de 100 mil habitantes, mais violentas do país.
Em contrapartida, o município de Queimados, na Baixada Fluminense, encabeça a lista, que ainda conta com outras cidades fluminenses, como Nilópolis e Itaborái.
Mas e você, carioca, qual “caozada” você sempre usa?
Com toda a honestidade, dê um carioca sem caô, não é caozada é simplesmente um leve sacarsmo, é só pra deixar os forasteiros invocados é a sagacidade do mais bom vivam,povo Brasileiro e aí são,26 contra 1.mais apesar das oposições sabemos dá nossa importância e nosso potencial,e salve o Rio de janeiro Brasil real
essa do rio2 vai gerar processo hein? cuidado!!! kkkk